Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Efésios 1:11

Efésios 1:11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.
NELE, DIGO. “Nele” se refere a Cristo que tornou a congregar todas as coisas segundo o beneplácito de sua vontade. Tanto as que estão nos céus quanto as que estão na terra. Porque em Cristo Jesus Deus reconciliou consigo todas as coisas. O objeto da redenção feita por Cristo vai muito além dos seres humanos e alcança efetivamente a totalidade de toda a criação. Isto porque os efeitos da paz estabelecida por Cristo entre o Criador e a criação são universais e absolutos. Nada, e nem ninguém ficou de fora sem ser beneficiário desta nova aliança da graça de Deus por meio de Cristo.

EM QUEM TAMBÉM FOMOS FEITOS HERANÇA. Em se tratando dos seres humanos, pode-se afirmar que o resgate feito por Cristo dos que estavam perdidos e alienados teve como resultado a posse de nossas vidas para o Cristo de Deus. Pela nossa redenção fomos feitos heranças para Cristo. Não estamos mais desgarrados nem perdidos, porque agora pertencemos a Cristo por herança. Não pertencemos ao mundo, não fazemos parte do império das trevas e nem somos donos de si mesmos, somos propriedades exclusivas do remidor e libertador, Cristo Jesus nosso Senhor.

HAVENDO SIDO PREDESTINADOS. Mais uma vez o escritor destaca o tema da predestinação. Antes abordado por ele em Efésios 1:5 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Tema também focalizado em outras referencias tais como: Romanos 8:29-30 - Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós. Salmos 100:3 – Sabei que o Senhor é Deus, foi ele e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto.

CONFORME O PROPÓSITO DAQUELE QUE FAZ TODAS AS COISAS. Tudo já fazia parte do programa de redenção planejado por Deus e executado por Cristo. A vinda do Messias prometido não foi um evento do acaso, isso porque ele veio com propósito bem definido pelo grande arquiteto do universo, o Deus Criador. Ele como o governante universal faz tudo conforme o seu beneplácito. A sabedoria faz parte de sua essência e o conhecimento é seu aluno coadjuvante. Faz todas as coisas além do que pensamos porque o seu entendimento não tem limite. Ele é o Todo-poderoso a quem nada é impossível, uma vez que ele faz tudo que lhe apraz.

SEGUNDO O CONSELHO DE SUA VONTADE. Nada e nem ninguém pode estorvar o seu querer, uma vez que ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. À vontade o Senhor e soberana e tudo o que ele pretende realizar ele faz sem ter quem interfira no que ele prodigaliza. Fomos realmente predestinados como sendo heranças do seu reino segundo a sua vontade. Isso fazia parte do programa do conselho impositivo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário