Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Efésios 1:13

Efésios 1:13 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
EM QUE TAMBÉM VÓS ESTAIS. Paulo vinha falando sobre que a sua vida e de todos aqueles que esperam é para louvor e glória do Senhor. Mas agora, ele também inclui os cristãos de Éfeso como participantes de Cristo, ou seja, fazendo parte do corpo de Cristo, que é a sua igreja. Estar em Cristo é uma frase que se repete no novo testamento por mais de cento e sessenta vezes, representando aqueles que recebem a Cristo como único e suficiente salvador e que fazem parte do seu corpo, a igreja.

DEPOIS DE OUVIRDES. Éfeso, assim como outras tantas cidades da Ásia Menor foi alcançada com a palavra da verdade. Indiretamente o apóstolo quis dizer que os demais ensinos das religiões pagãs eram falsos e que a verdade veio por meio das boas novas do evangelho glorioso de Cristo Jesus, ele que é a verdade e a vida. Antes de conhecerem as verdades da nova aliança os leitores de Paulo não viviam nem andavam conforme a verdade. A vida conforme os padrões do mundo e das falsas religiões é uma farsa. A vida bem vivida e bem fundamentada é a vida cristã.

A PALAVRA DA VERDADE. Quem é que estar em Cristo? Aqueles que ouvem a palavra da verdade do evangelho da salvação. E crer no nome do Filho de Deus Jesus Cristo. Com isso passam a ser filhos de Deus, conforme se verifica em João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. A palavra da verdade diz respeito as boas novas de salvação em Cristo Jesus o salvador do mundo.

O EVANGELHO DA SALVAÇÃO. O evangelho da salvação é o evangelho de Cristo. E o evangelho de Cristo é a história narrada na palavra de Deus sobre o Messias, sobre Jesus de Nazaré e sobre a nova aliança de Deus com a humanidade para a salvação em Cristo Jesus, simples assim. O evangelho de Cristo são as boas novas de redenção pelo sacrifício do Cordeiro de Deus, Cristo Jesus. O evangelho da salvação é a mensagem que mostra aos seres humanos o caminho rumo a vida eterna em Cristo Jesus. O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer em Cristo.

E TENDO NELE TAMBÉM CRIDO. Paulo apresentou e anunciou o evangelho da salvação não somente em Éfeso, mas por onde passava em suas viagens missionárias. Mostrando e demonstrando de que o Messias prometido era o mesmo Jesus de Nazaré, que foi crucificado em Jerusalém para redenção da humanidade. E aqueles que creem na sua mensagem são os benditos a quem se cumpre as promessas feitas por Deus no tempo da antiga dispensação, mas que se cumpre agora, na nova.

FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO DA PROMESSA. Cristo ainda quando na terra havia prometido aos seus seguidores que quando fosse elevado aos céus, enviaria a promessa da vinda do Espírito Santo de (Joel 2:28), que diz respeito ao derramamento do Espírito Santo sobre a vida dos seus servos e servas. Esse é o selo de Deus na vida do cristão verdadeiro, a presença do Espírito do Senhor sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário