Pesquisar este blog

domingo, 23 de outubro de 2016

Efésios 1:4

Efésios 1:4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.
COMO TAMBÉM NOS ELEGEU. Esta expressão se refere à Predestinação, chamada, justificação e glorificação. Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei. Salmos 100:3 – Sabei que o Senhor é Deus, foi ele e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto.

NELE. Nele quem? Em Cristo! O texto anterior diz o seguinte: Nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Essas bênçãos celestiais nos falam da salvação em Cristo Jesus, com promessa de vida eterna. Quem vive para Cristo e o seu reino tem a firme esperança de uma vida feliz no povir, nas mansões celestiais. A nossa eleição para vivermos buscando o reino de Deus em primeiro lugar está firme em Cristo. A nossa chamada para a salvação e a vida eterna foi confirmada em Cristo Jesus, o único mediador entre Deus e os homens.

ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO. O Criador de todas as coisas é absolutamente organizado em seu governo universal. De fato, o homem natural não tem a capacidade de ver nem entender esta verdade. No entanto, o Deus Onipotente executa suas realizações dentro de um programa bem elaborado. E antes mesmo da criação do mundo visível ele já preordenava o que de fato passou a ser realidade com a vida do Messias e com a implantação da nova dispensação.

PARA QUE FÔSSEMOS SANTOS. O grande projeto de Deus para a nova dispensação implantada pelo Cristo de Deus já tinha propósitos bem definidos. Com a morte vicária do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo Deus reconciliou consigo mesmo um povo seu zeloso de boas obras. Esse povo comprado e remido pelo sangue de Cristo é um povo santo, não porque não tenha defeito nem cometa falha, mas porque é um povo separado para Deus. Santo quer dizer separado.

E IRREPREENSÍVEIS. Este povo, dentre os quais Paulo se incluiu, são os que buscam por palavras e por obras em tudo fazer a vontade de Deus. O Senhor criou o homem com livre arbítrio para fazer o quem bem desejar, porem os que são de Cristo procuram estorvar os seus próprios desejos para estabelecer a palavra de Deus como regra de fé e prática cristã. Os remidos por Cristo vivem guiados pelo Espírito Santo de Deus, e buscam o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima.

DIANTE DELE EM AMOR. Eleitos por Deus em Cristo Jesus para serem santos e irrepreensíveis Diante de Deus em amor. Quando Deus olha para cada um dos que foram comprados por Cristo, não os ver como culpados, mas sim como justificados em Cristo. Isso porque amamos a Deus em acima de qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário