Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Gálatas 1:11-12

Gálatas 1:11-12 - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
FAÇO VOS SABER IRMÃO QUE O EVANGELHO. Na verdade Paulo estava lembrando aos seus leitores de que o evangelho por ele anunciado era de fato uma revelação da parte de Cristo. Até porque o apostolo quando esteve nas igrejas da Galácia pregando as boas novas, era perceptível que a sua mensagem era de Cristo. O evangelho é o poder de Deus, para salvação de todo aquele que crer (Romanos 1:16). O evangelho são as boas novas de Cristo, que trata da nova aliança de Deus com a humanidade. O evangelho é na realidade tudo o que diz respeito ao Messias que é o Cristo, Jesus de Nazaré. Conforme nos ensina este texto, o evangelho não é teoria, ele é revelação.

QUE POR MIM FOI ANUNCIADO. Paulo era um porta voz do evangelho revelado de Cristo aos gentios. Ele era portador de uma mensagem poderosa que demostrava as criaturas quem de fato era e é Jesus de Nazaré, que foi crucificado como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A mensagem anunciada por Paulo era diferente daquela dos pregadores do outro evangelho. O outro evangelho pregado pelos profissionais do evangelho é um evangelho adulterado para atender aos interesses financeiros dos mercenários da religiosidade.

NÃO É SEGUNDO OS HOMENS. O evangelho anunciado por um verdadeiro servo de Cristo não é segundo a sabedoria humana. Não é um evangelho modulado para atender aos interesses pessoais de quem prega. Também não é um evangelho filosófico ou teórico que mais se enquadra aos discursos retóricos do que a verdade sobre o Cristo crucificado. O evangelho segundo os homens é fazedor de prosélitos da religiosidade, o verdadeiro evangelho produz discípulos para o reino de Cristo.

PORQUE NÃO RECEBI. Neste ponto nos é revelado à fonte do verdadeiro evangelho. De onde ele emana, e de onde ele vem e quem é o seu revelador. O verdadeiro evangelho vem pela revelação de Cristo, mediante a iluminação do Espírito Santo. O outro evangelho é fruto das ideologias pessoais dos que pregam. O outro evangelho é um evangelho filosófico que só chega aos ouvidos das pessoas, mas não atinge a alma nem o espírito do homem, que precisa ser transformado. O evangelho de Cristo produz o novo nascimento, por meio da regeneração, que resulta na conversão.

NEM APRENDI DE HOMEM ALGUM. Paulo não aprendeu o evangelho por ele pregado de nenhum homem. Não aprendeu o evangelho em nenhuma universidade, faculdade ou seminário teológico. Não aprendeu de nenhum pregador, mestre ou professor. As coisas de Deus não se aprendem por meio de outros intermediários do saber, Elas são reveladas pelo Espírito de Deus, o resto não passa de teoria humana.

MAS PELA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO. As coisas que são de cima vêm pela revelação de Jesus Cristo. O segredo é buscar na fonte originária dos tesouros do saber divino, Jesus Cristo, sabedoria de Deus. Quem busca o conhecimento dos mistérios do reino de Deus, encontra a sabedoria que vem do alto. Quanto mais se busca, mais se recebe, só depende de quem busca e quanto se busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário