Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Gálatas 1:13

Gálatas 1:13 - Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.
PORQUE JÁ OUVISTE. O testemunho de Paulo era bem conhecido dos cristãos para quem ele estava enviando esta carta, no que diz respeito a tudo que lhe aconteceu no tocante à igreja de Cristo. Fazia parte do testemunho do apóstolo por onde passava falar sobre que antes pertencia a religião mais tradicional da Palestina, mas que se converteu ao cristianismo por ver que a nova aliança de Deus com a humanidade por meio do Messias de Deus Jesus Cristo era superior ao Judaísmo. Porque as promessas da lei eram temporais e terrenas, mas as promessas da nova dispensação são eternas e celestiais. Redenção, salvação e vida eterna.

QUAL FOI ANTIGAMENTE. Esta expressão temporal se reportando aos tempos em que ele pertencia ao judaísmo era bem familiar dos leitores de Paulo, até porque ele costumava dar destaque e importância ao foto de que antes pertencia à religião oficial de Israel, porem, agora, mesmo enfrentando perseguições, tribulações e perigos de morte, preferia fazer parte do reino de Cristo por meio do cristianismo. Este mesmo apóstolo que hoje defendia o evangelho de Cristo, antigamente perseguia e prendia quem confessasse a fé em Jesus de Nazaré como sendo o Cristo.

A MINHA CONDUTA. Paulo era um hebreu bem instruído na legislação mosaica, sendo ensinado aos pés de Gamaliel Atos 22:3 - Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois. Ele era bem ensinado em como se devia guardar a lei de Moisés. O seu comportamento era em muito superior em observância das tradições da lei aos de sua nação, conforme ele escreveu já no próximo texto desta mesma epístola (Gálatas 1:14).

NO JUDAÍSMO. O judaísmo é o sistema religioso praticado pelos judeus (Gálatas 1:13-14). Seus ensinamentos procedem do Antigo Testamento, de tradições orais antigas e do Talmude. O conjunto de seus ensinamentos e práticas começaram a formar-se no período do cativeiro Assírio e Babilônico, desenvolvendo-se completamente no período intertestamentário. Até os dias de hoje existe o judaísmo com suas variantes.

COMO SOBREMANEIRA PERSEGUIA A IGREJA DE DEUS. Quando se fala sobre a igreja de Deus é a mesma coisa que dizer, igreja de Cristo. O próprio Jesus falou: Eu e o pai somos um (João 10:30). Assim como só existe uma igreja verdadeira que é a igreja de Deus e de Cristo. O que existe hoje são variedades de denominações que, dentre as quais esta incluída a igreja de Deus e de Cristo. Falar sobre qualquer uma denominação religiosa não é a mesma coisa que falar sobre a igreja de Deus e de Cristo.

E A ASSOLAVA. Como perseguia e assolava a igreja de Deus. O Messias veio justamente para implantar uma nova dispensação, ou nova aliança. No entanto, os judeus eram conservadores e não aceitaram o pacto com o Cristo de Deus. Mataram a Jesus e procuravam de todas as formas eliminar a nova religião deixada por Cristo, o cristianismo. Como Paulo era judaizante, antes de se converter ao cristianismo,portanto ele passou a perseguir a igreja de Cristo e todos aqueles que confessavam a Jesus de Nazaré como sendo o Cristo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário