Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Gálatas 1:19-20

Gálatas 1:19-20 - E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.
E NÃO VI A NENHUM OUTRO. Conforme o texto anterior deste mesmo capítulo, o apóstolo havia dito que só tinha se encontrado com Pedro com quem ficou quinze dias, até porque para isso ele tinha ido a Jerusalém, para ver a Pedro. Ao que tudo indica é provável que houvesse um convite da parte de Pedro para que Paulo o fosse visitar na capital de Israel. Quanto aos demais que faziam parte do grupo apostólico certamente ainda não tinham ouvido falar a respeito de Paulo. Ou quem sabe foram indiferentes com ele, há essa possibilidade, é tanto que não apoiaram seu ministério.

DOS APÓSTOLOS. . São várias as listas apresentadas pelos evangelhos sobre os nomes dos primeiros apóstolos de Cristo, por exemplo; Mateus 10:2-4 - Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. No caso do momento em que Paulo se refere neste texto é só tirar o nome de Judas Iscariotes e colocar o de Matias, que o substituiu.

SENÃO A TIAGO. Não há como provar que Tiago irmão do Senhor Jesus neste tempo fosse um dos doze apóstolos de Cristo e da igreja primitiva em Jerusalém. O que se sabe de fato é que Tiago irmão do Senhor Jesus se tornou a principal autoridade da igreja mãe em Jerusalém, um pouco mais tarde. Digamos que ele era o líder principal da igreja cristã na cidade de Jerusalém, como Paulo foi se encontrar com Pedro, é provável que Pedro tenha o levado perante Tiago para que este o conhecesse.

IRMÃO DO SENHOR. Uma coisa é certa é que este Tiago é de fato um dos irmãos de Jesus conforme fica explícito em Marcos 6:3 - Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. De acordo com a tradição cristã e conforme alguns escritos apócrifos, José, pai adotivo de Jesus morreu cedo e Jesus como primogênito ficou responsável pela manutenção da família, assumindo a carpintaria. Como Jesus era o primogênito de Maria, ela teve outros filhos e filhas também.

ORA, ACERCA DO QUE VOS ESCREVO. Não somente o que Paulo estava relatando nestas suas palavras, mas também todo o conteúdo desta carta aos gálatas, assim como também todos os seus escritos foram tidos como verdadeiros, é tanto que foram reconhecidos como Escrituras Sagradas pelas lideranças da igreja primitiva como também pelos concílios posteriores e consagrados pela história do cristianismo como sendo verdade. Além de reconhecido pela igreja foi também aprovado por Deus.

EIS QUE DIANTE DE DEUS TESTIFICO QUE NÃO MINTO. Paulo não precisava mentir para os seus leitores e isso não fazia parte de sua índole, até porque era um verdadeiro servo de Cristo. Tinha o testemunho de Pedro e de Tiago com quem esteve em Jerusalém. E além de tudo tinha o testemunho de Deus de que o que ele estava escrevendo era a mais pura verdade. Sua carta era digna de todo aceitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário