Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Gálatas 1:9

Gálatas 1:9 - Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
ASSIM COMO JÁ VO-LO DISSEMOS AGORA DE NOVO TAMBÉM VO-LO DIGO. O que o apóstolo havia dito anteriormente aos cristãos, naquela região da Ásia Menor, pessoalmente por meio do ensino da palavra de Deus, quando como fundador das igrejas e missionário das boas novas, ali esteve. Agora, ele estava fazendo por escrito, lhes advertindo de que não dessem crédito aos falsos pregadores e ensinadores de um outro evangelho, ou o evangelho modificado. Paulo chaga a dizer que não é de fato outro evangelho, mas é o verdadeiro evangelho sendo ensinado de forma errada.

SE ALGUÉM. Este alguém que está oculto na mensagem escrita por Paulo, se refere aqueles que ele chama de alguns, que querem transtornar o evangelho de Cristo. Não são todos os pregadores que se utilizam do expediente de majorarem a mensagem do evangelho para sair bem na foto. Mas este “alguém” sobre quem Paulo se refere, ele modula a mensagem bíblica de tal maneira que a sua interpretação do evangelho sai manipulada de conformidade com suas ideologias pessoais. O evangelho verdadeiro é Cristocêntrico, outra mensagem sobre a nova aliança de Deus que não tenha Cristo como conteúdo principal, não é evangelho. O evangelho de Cristo fala sobre a nova dispensação de Deus para a humanidade por meio de Cristo Jesus nosso Senhor.

VOS ANUNCIAR. Quando Paulo esteve em viagem missionária naquela região para onde estava escrevendo esta carta, ele anunciou o verdadeiro evangelho de Cristo. Falando o essencial para salvação de qualquer pecador. Os perturbadores da comunidade de Cristo na região da Galácia estavam inquietando os cristãos com o anuncio de um evangelho modificado, ao qual Paulo classifica de outro evangelho. É preciso se ter cuidado com o conteúdo das mensagens transmitidas pelos profissionais do evangelho, por aqueles que Cristo chama de mercenários (João 10:12-13).

OUTRO EVANGELHO. Este outro evangelho é o evangelho deturpado ou modificado conforme as ideologias de quem prega ou ensina. Nos dias atuais o que mais têm são divulgadores deste outro evangelho. Porque o evangelho verdadeiro é acima de tudo Cristocêntrico. Fala sobre o Cristo de Deus e da nova aliança da graça divina. O outro evangelho é anunciado pelos mercenários que pregam por outros interesses.

ALÉM DO QUE JÁ RECEBESTES. A verdade é que quando Paulo esteve com as igrejas na região da Galácia ele além de ser um dos principais fundadores daquelas comunidades cristãs, foi também quem se dedicou ao ensino do evangelho de Cristo. E a mensagem por ele transmitida juntamente com os seus companheiros de ministério havia sido bem recebida nos corações daqueles que há ouviram.

SEJA ANÁTEMA. O outro evangelho deve ser visto como anátema, ou seja, deve ser rechaçado como sendo amaldiçoado. O verdadeiro evangelho de Cristo traz bênção na vida das pessoas, mas o outro evangelho produz maldição, e leva a perdição. É preciso ter cuido em que tipo de evangelho estão “anunciando” e principalmente “crendo”. Nem tudo que se ouve nos púlpitos das igrejas e nem tudo que se ler na literatura do mundo religioso é de fato o verdadeiro evangelho de Cristo e da nova aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário