Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Efésios 1:21

Efésios 1:21 - Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.
ACIMA DE TODO PRINCIPADO. Cristo foi exaltado por Deus acima de todo principado que há no céu ou na terra. A palavra “principado” significa autoridade ou governante, que é usada tanto para indicar os poderes humanos quanto os espirituais. Esse vocábulo também pode indicar várias esferas de influencias e domínios. Em se tratando dos poderes humanos Cristo está acima de todos eles e quando se refere aos poderes espirituais pode-se dizer a mesma coisa.

E PODER. Quando esta epístola foi escrita, nos primórdios do cristianismo as autoridades do império romano exerciam o poder de decisão na vida das pessoas que faziam parte do domínio de Roma. Mas com relação a Cristo e ao seu reino este poder das autoridades romanas não prevalecia, é tanto que Roma fez de tudo para deter o crescimento do cristianismo e não conseguiu. Isto porque Cristo está acima dos poderes dos homens, assim como da força do império das trevas.

E POTESTADE. Quer dizer a autoridade de alguém pela função que exerce. Provavelmente na esfera humana pode-se falar em imperadores, reis, governadores, príncipes do povo, presidentes, primeiros ministros, senadores, deputados federais e estaduais, ministros, secretários, prefeitos e vereadores. Na esfera espiritual, trata-se de anjos, arcanjos, querubim, serafim, espíritos maus, demônios ou o Diabo. Cristo está acima de qualquer uma destas potestades, humanas ou espirituais.

E DOMÍNIO. Em se tratando das graduações destes dominadores humanos ou espirituais, o poder de Deus que exaltou a Cristo o colocou acima de todos. Na esfera humana sabemos que o domínio da hierarquia é exercido de cima para baixo. Assim como também na dimensão espiritual não é diferente. Existem níveis de domínio nas esferas espirituais. Seja isso no reino de Deus ou em se tratando também do império das trevas. As escrituras nos mostra que existem forças que exercem influencias sobre este mundo, que não se ver com os olhos físicos, mas são reais.

E DE TODO NOME QUE SE NOMEIA. O nome de Cristo está acima de todo nome. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. O nome de Cristo está acima do nome de qualquer outro líder religioso, seja quem for. Como também de qualquer outro nome.

NÃO SÓ NESTE SÉCULO, MAS NO VINDOURO. Neste século se refere a esta dimensão da vida. A este mundo dos mortais. Desde o princípio da terra, de todas as autoridades que já existiram, sejam políticas ou religiosas, o nome de Cristo é mais importante do que todos eles. No vindouro se trata da vida espiritual, com Deus, que é a vida eterna, e sem Deus, que é a morte eterna, chamada segunda morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário