Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Efésios 1:22-23

Efésios 1:22-23 - E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja. Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
E SUJEITOU TODAS AS COISAS. Paulo vem destacando a superioridade de Cristo a todas as coisas criadas por Deus e que foi o próprio Deus quem sujeitou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo. Ele que é superior à própria morte, quando Deus o ressuscitou de entre os mortos, como também é superior aos principados, poderes, potestades, domínios e sobre todo nome que se possa nomear, tanto neste tempo presente como no futuro. E porque ele é a autoridade máxima constituída por Deus sobre a criação inteira, é que todas as coisas estão sujeitas a ele, todas as coisas.

AOS SEUS PÉS. Esta figura de linguagem nos remete aos tempos mais remotos da história da humanidade em que os súditos de um reino se curvavam de forma submissa ao monarca como se fosse um deus. Como o texto vem exaltando a Cristo acima de todas as coisas, podemos citar Filipenses 2:10 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. Todas as coisas, toda a criação, todos os seres humanos e os seres espirituais, sejam anjos bons ou espíritos maus, tudo está sujeito aos pés de Cristo, porque ele é a autoridade máxima.

E SOBRE TODAS AS COISAS O CONSTITUIU. Foi Deus quem constituiu a Cristo como superior a toda a criação. Com isto concorda Filipenses 2:9 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Juntamente com essa posição conquistada por Cristo é que ele foi revestido de poder da parte de Deus. Senão vejamos Mateus 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

COMO CABEÇA DA IGREJA. Cristo é o cabeça da igreja como autoridade e como dono dela. A igreja de Cristo não pode ter outros cabeças, porque isso seria uma anomalia, Deus constituiu o seu Filho Jesus como cabeça da sua igreja na terra. Se alguém se intitula como cabeça da igreja de Cristo, pode ser chamado de falso cristo (Mateus 23:5). A igreja não pertence a nenhum líder religioso ela é comandada pelo seu cabeça que é Cristo. Cristo deu líderes para servir a igreja, mas não deu a igreja a nenhum líder religioso. Tem muitos líderes religiosos que agem como se fossem donos da igreja.

QUE É O SEU CORPO. A igreja é o corpo de Cristo. Todos os membros do corpo obedecem aos comandos da cabeça. De forma que todos os membros do corpo dependem da autoridade superior que é a cabeça. Cada membro do corpo tem suas funções distintas, mas nenhum membro do corpo é mais importante do que o outro, até porque todos precisam dos demais para sobreviver. Todos devem ser comuns.

A PLENITUDE DAQUELE QUE CUMPRE TODAS AS COISAS. A igreja é a representante legítima de Cristo na terra. Isso não se refere a uma denominação específica, mas se trata daqueles que verdadeiramente vivem para Cristo e para o seu reino na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário