Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de março de 2017

Hebreus 1:4-5

Hebreus 1:4-5 - Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?
FEITO TANTO MAIS EXCELENTE DO QUE OS ANJOS. Por ser o Criador e sustentador de todas as coisas, Cristo já era em essência superior aos anjos, arcanjos, querubins ou serafins. Mas a expressão do escritor de que ele “foi feito”, isso nos remete a pensar que essa conquista se deu quando de sua missão remidora não só dos seres humanos, mas de todo o cosmo. Como o escritor estava escrevendo para os Judeus (Hebreus), é possível que neste tempo houvesse por parte de alguns entre eles que estavam como que tentando colocar os anjos como superiores a Cristo, por causa de sua humanidade. Ou a heresia dos gnósticos estava chegando à igreja de Jerusalém, com seu sistema de emanações angelicais. Defendendo que os aeons eram superiores a Cristo.

QUANDO HERDOU MAIS EXCELENTE NOME DO QUE ELES. A perfeita missão do Messias de Deus foi que o deu este nome mais excelente do que qualquer outro nome, inclusive dos anjos. Filipenses 2:8-11 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Para ter o nome mais importante, foi necessário se humilhar, se fazendo homem.

PORQUE, A QUAL DOS ANJOS DISSE JAMAIS: TU ÉS MEU FILHO? HOJE TE GEREI? Essa é uma citação de Salmos 2:7 - Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Como todos sabem este Salmo é messiânico e já falava sobre a vitória do messias e o seu progresso entre os gentios, conforme se verifica em Salmos 2:8 - Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. E apresenta o Messias como sendo o Rei Filho de Deus. O Dr. Lucas em (Atos 13:33) fala sobre o Cristo ressurreto como sendo o Rei da descendência de Davi, que Deus havia prometido nas Santas Escritoras. Já em (Hebreus 5:5) o escritor usa a mesma citação para declarar Cristo como Sacerdote eterno.

E OUTRA VEZ: EU LHE SEREI POR PAI. Esta outra citação das antigas Escrituras dos Hebreus esta escrita em (2 Samuel 7:14), onde Deus promete que da descendência de Davi suscitaria um Rei que reinaria eternamente na casa e no trono de seu pai. Neste mesmo texto o Senhor fala figuradamente sobre o tratamento recebido pelo Rei, que seria de Pai para filho, salientando sobre o castigo que receberia o menino, numa simbologia do sacrifício expiatório que o Cristo de Deus teve que passar.

E ELE ME SERÁ POR FILHO? Já nas profecias Messiânicas classificavam o Cristo como Filho de Deus. E a forma como ele foi gerado no ventre de sua mãe comprova isto., ele foi gerado pelo Espírito do Senhor. José foi o pai adotivo de Jesus, todavia o Pai verdadeiro de Cristo Jesus é o próprio Deus Todo-poderoso. Jesus Cristo é o unigênito de Deus Pai de forma especial (João 3:16). O próprio Deus de Israel testificou de que Jesus é seu filho (Marcos 1:11). Toda a vida de Cristo comprova essa afirmativa bíblica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário