Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 2:7

1 Timóteo 2:7 - Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.
PARA O QUE DIGO A VERDADE. Os judaizantes se espalhavam cada vez mais com suas fábulas artificias, que não passavam de engano. Já os falsos mestres gnósticos se multiplicavam assustadoramente com suas filosofias religiosas da mentira, tentando enganar os cristãos. Todavia, o que o apóstolo transmitia por meio de seus trabalhos missionários era justamente a mais pura verdade do evangelho poderosos do Senhor Jesus Cristo. O Evangelho pregado por Paulo era a verdade completa sobre Cristo Jesus.

EM CRISTO. O ministério de pregação exercido pelo Senhor Jesus foi à mensagem mais forte que já se difundiu em todo o mundo. Depois de cumprir sua missão, ele subiu ao céu para se assentar a destra de Deus, em lugar proeminentemente de destaque. Mas deixou os seus seguidores com a missão de transmitirem o glorioso evangelho das boas novas de Cristo. E Paulo foi um pioneiro na pregação das boas novas de Cristo em todos os lugares por onde passava. Essa frase também representa a autoridade do apóstolo.

NÃO MINTO. Os judaizantes eram mentirosos e os falsos mestres gnósticos enganadores, bem como os falsos líderes das seitas heréticas corrompiam ao povo com suas idolatrias malévolas. No entanto, os ensinos transmitidos por Paulo eram baseados na mais pura verdade do evangelho libertador do Cristo de Deus. O apóstolo andava de cidade em cidade falando do plano de Deus em Cristo Jesus para a salvação, ele que é o Salvador.

FUI CONSTITUÍDO. Todos sabem da história de Paulo, de quando ele teve um encontro glorioso com o Senhor Jesus Cristo, na estrada de Damasco, quando ele ia com carta branca dos sacerdotes judeus para perseguir os cristãos, e tentar deter o crescimento do cristianismo na terra. Foi quando ele se converteu para o reino de Deus, e logo depois foi constituído por Cristo, como sendo pioneiro do evangelho no mundo gentílico.

PREGADOR. O apóstolo Paulo se tornou um dos maiores pregadores do evangelho da igreja primitiva. Como missionário do reino de Cristo, ele se deslocava de cidade em cidade para levar as boas novas do evangelho do Senhor Jesus, principalmente onde Cristo inda não era conhecido. O apóstolo quebrou as barreiras geográficas para ir com o evangelho além da Palestina, levando Cristo ao mundo gentílico.

E DOUTOR DOS GENTIOS. O grupo dos doze, de princípio não entendeu que, a rejeição de Cristo por parte de Israel, direcionava a aliança de Deus para a humanidade, é tanto que concentraram suas atividades na Palestina até que Jerusalém foi destruída no ano 70 d.C. Paulo diferente deles foi enviado aos gentios para levar o evangelho das boas novas, as demais nações civilizadas de sua época, cumprindo assim o plano de Deus para a igreja.

NA FÉ E NA VERDADE. Esta fé sobre a qual se refere o escritor, diz respeito a tudo aquilo que envolve a pessoa bendita de Cristo Jesus e a sua missão em prol da sua igreja remida. Já a verdade mencionada pelo apóstolo nos ensina sobre a nova dispensação da graça de Deus e o próprio evangelho das boas novas de Cristo. De forma que, Paulo foi um instrumento importante na condução desta verdade aos gentios espalhados no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário