Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 2:9

1 Timóteo 2:9 - Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos.
QUE DO MESMO MODO. Nos textos anteriores, o autor estava transmitindo suas recomendações aos homens, a fim de que eles vivessem tranquilos entre si, sem ódio nem contendas, mas voltados para uma vida de adoração ao Deus único e verdadeiro. Agora, o apóstolo dirige seus ensinos e conselhos às mulheres, principalmente aquelas que do mesmo modo que os servos de Deus, elas deveriam se portar de tal maneira que honrassem o nome de Cristo, fazendo a diferença no meio da sociedade e da igreja.

AS MULHERES SE ATAVIEM. Assim como Deus criou o homem sobre a terra, não foi diferente da mulher. Sendo que, o homem ele fez do pó da terra, enquanto que, a mulher, ele fez de parte do homem. A partir de então, o escritor passa a expor seus ensinos direcionados às mulheres, aconselhando de como elas deveriam se comportar, principalmente aquelas que faziam parte da comunidade cristã. E ele começa falando sobre o modo adequado de se enfeitarem, tanto nas vestes, quanto nos adereços.

EM TRAJES HONESTOS. O autor esta se referindo ao modo de se vestir das mulheres cristãs, principalmente nas celebrações da comunidade cristã. O homem geralmente é mais natural na sua forma de se vestir, mas mais mulheres, principalmente as mais jovens são na maioria das vezes extravagantes em suas maneiras de se vestirem. Trajes honestos se referem as roupas menos extravagantes, em termos de preço, luxo e marcas de grife.

COM PUDOR E MODÉSTIA. A palavra “pudor” dentro deste texto, fala sobre vestes não sexuais com decotes extravagantes. O apóstolo estava recomendando as mulheres cristãs que usassem vestes mais compostas, a fim de não escandalizarem o nome de Cristo. A modéstia neste caso ensina sobre humildade e simplicidade na maneira de se vestir. Se as mais ricas da igreja usassem vestes extravagantes, caras e mais sofisticadas, terminavam por humilhar as irmãs mais pobres, o que causava uma divisão social dentro da igreja.

NÃO COM TRANÇAS. Nos tempos mais remotos da história da humanidade as mulheres costumavam usar seus penteados dos cabelos e o feitio de tranças como instrumento da beleza natural das mulheres. Todavia, tanto os apóstolos de Cristo é Paulo também, pregava que as mulheres cristãs fossem diferentes. Não é o uso de um corte de cabelo que vai tornar a pessoa melhor, pode até tornar mais bonita, mas não mais digna.

OU COM OURO OU PÉROLAS. Certamente, o apóstolo percebia a divisão de classe social dentro da comunidade cristã, ao ponto de aconselhar as mulheres cristãs a não usarem joias preciosas de ouro ou de pérolas, na tentativa de serem melhor vistas pelos homens. O uso de joias caras e preciosas é que determinava o tipo de condição social e econômica de uma mulher. Porem, dentro da igreja, isso tinha que ser diferente.

OU VESTIDOS PRECIOSOS. Na verdade, o escritor estava tentando combater a luxúria dentro da comunidade cristã, como sendo algo do mundo e não dos bons costumes da comunidade cristã. Geralmente as mulheres usam vestes mais extravagantes, na tentativa de se mostrarem mais belas, ou como demonstração de poder e riqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário