Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

1 Timóteo 3:12

1 Timóteo 3:12 - Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
OS DIÁCONOS. Paulo foi pioneiro em fundar igrejas no mundo gentílico, e como missionário, não parava de viajar em busca de levar a Cristo aonde o evangelho ainda não havia chegado. De forma que, por carta, ele instruía seus cooperadores sobre como agirem no que concerne a executarem a obra de Deus. Os diáconos sempre foram aqueles que serviam a Cristo e também a igreja remida do Senhor. Neste caso, o autor dita regras de como deveriam ser os diáconos, para com a igreja e para com suas famílias.

SEJAM MARIDOS. Percebe-se o indicativo de que, os diáconos na época da igreja primitiva deveriam ser casados, até porque aqueles que constituíam famílias davam sinais de independências, uma vez que, os homens solteiros, em várias culturas mais antigas, ficavam sob a tutela dos seus pais, de forma que, não faziam aquilo que desejassem. Além do mais, sendo o diácono casado, não somente ele serviria a Deus e a igreja de Cristo, mas também sua esposa como diaconisa e seus filhos e filhas também.

DE UMA SÓ. A igreja composta por ex-seguidores do judaísmo, não tinha lá muito o problema de bigamia, porque a legislação de Moisés já restringia o foto do homem ter mais de uma mulher. No entanto, nas igrejas formadas de pessoas gentílicas, se encontrava muitos dos que se convertiam, que na vida pregressa tinham várias mulheres, (conforme as condições financeiras de cada um) e isso era fato, dentro da própria igreja.

MULHER. Tanto no judaísmo, quanto no cristianismo era regra o homem ter apenas uma esposa, porque não era permitida a prática da bigamia. Um dos pecados combatidos pela palavra de Deus é justamente o adultério e também a prevaricação. O adultério é a prática do sexo entre duas pessoas casadas, mas que traem seus conjugues, já a prevaricação é a prática do sexo entre uma pessoa casada e outra solteira.

E GOVERNEM BEM. Governar é ter controle naquilo que faz e ao mesmo tempo ter autoridade o suficiente para adquirir o respeito dos outros. E governar bem é acima de tudo dar conta de suas responsabilidades em todos os compromissos assumidos. O diácono exerce uma função importante no ministério da igreja e ele deve ser fiel a Deus e também fazer cumprir com inteligência as suas obrigações para com a igreja de Cristo.

SEUS FILHOS. O trabalho e as responsabilidades de um diácono não são somente durante as celebrações na igreja, mas este é um ofício que tem seu começo dentro de seu próprio lar, com sua esposa e com seus filhos. É dever de um homem de Deus criar bem seus filhos e filhas no temor do Senhor e nos caminhos do evangelho, isso porque, como que ele vai dar bom exemplo para os outros, se seus filhos não lhe obedecem?

E SUA PRÓPRIA CASA. Quer saber se alguém está apto para ser um servo de Deus e da igreja? Então procure saber primeiro como vai a sua casa, se ele governa bem o seu próprio lar, se é um bom esposo, se é um pai exemplar e se cria sua família nos caminhos de Deus. Se o homem é cumpridor dos seus deveres para com sua família, certamente ele também deve está apto para ser um diácono e servir a igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário