Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

1 Timóteo 3:4-5

1 Timóteo 3:4-5 - Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?).
QUE GOVERNE BEM. O líder cristão tem que ser um administrador nado, isso porque ele deve ser alguém organizado em tudo que faz. Na vida secular ou nas coisas naturais desta vida, se exige que os executivos sejam pessoas que saibam administrar bem os negócios de uma empresa. Imagine o que se deve exigir de alguém que precisa administrar bem o seu lar e também e principalmente a igreja de Cristo. Por isso que a palavra de Deus diz que, não se deve fazer a obra de Deus relaxadamente, mais com zelo e cuidado.

A SUA PRÓPRIA CASA. Se alguém quer saber se uma pessoa é cuidadosa, organizada ou zelosa nas coisas que faz, basta olhar para sua residência ou conjuntura familiar. Não deve ser diferente com um líder cristão, porque se ele cuida bem de seu lar e de sua família, consequentemente ele deve ser também um bom administrador das coisas de Deus. Mas se o seu lar é desorganizado e bagunçado, na igreja não é diferente.

TENDO SEUS FILHOS. A igreja é uma grande família para o líder cristão, em que ele trata a todos como se fossem seus filhos e filhas. Portanto, no tempo da igreja primitiva se exigia que o líder cristão fosse uma pessoa que tivesse controle sobre seus filhos e filhas, caso contrário ele não servia pra ser um administrador da igreja de Deus, principalmente aqueles que eram encarregados de cuidarem de muitas igrejas locais, os bispos.

EM SUJEIÇÃO. Essa expressão bíblica usada pelo apóstolo nos ensina sobre que o líder cristão deveria ter seus filhos e filhas andando nos caminhos do Senhor, e não desviados da igreja. Nos dias de hoje, já não mais se faz esta observação para aqueles que são consagrados ou ordenados para o ministério. Era requisito indispensável para fazer parte do ministério, ter a família completa servindo ao Senhor e andando em seus caminhos.

COM TODA MODÉSTIA. Alguns acham que esta frase diz respeito aos filhos do líder cristão, que eles sejam criados respeitando as autoridades da igreja, para que sirvam de exemplo para os demais. Porem, outros indicam que é o líder cristão que deve criar seus filhos com todo o respeito a eles, dando assim o bom exemplo de líder e de chefe de família. Seja como for, tanto o líder cristão, quanto sua família deve dar bons exemplos.

PORQUE, SE ALGUÉM NÃO SABE GOVERNAR A PRÓPRIA CASA. Essa é uma frase autoexplicativa, porque ela é uma indagação e ao mesmo tempo uma resposta. Neste caso, governar bem a própria casa é criar os filhos e filhas na doutrina do evangelho de Cristo, dando o bom exemplo de um bom chefe de família. Como que o líder cristão vai ensinar para os outros a palavra de Deus, se os seus filhos não lhe obedecem em casa?

TERÁ CUIDADO DA IGREJA DE DEUS. O líder cristão é um espelho, em termos de testemunho para a maioria dos que fazem parte da igreja de Cristo. Desta forma, ele tem a obrigação de passar para a igreja, por meio dos seus ensinos e exemplo de vida, um testemunho que mostre o bom caminho a ser seguido. Se ele mostra para a igreja que cuida bem dos seus familiares, os membros do corpo de Cristo são edificados com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário