Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2016

1 Timóteo 4:13-14

1 Timóteo 4:13-14 - Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
PERSISTE EM LER. Timóteo era um conhecedor profundo das Sagradas Escrituras, bem como das literaturas religiosa do povo judeu, sem falar que ele havia sido instruído também por Paulo nas doutrinas cristãs. A recomendação do apóstolo era de que seu amigo e companheiro de ministério se dedicasse cada vez mais na leitura das Sagradas Escrituras, a fim de ficar cada vez mais informado sobre o plano de Deus para a igreja de Cristo. Todo aquele que é um líder cristão deve viver em busca do conhecimento bíblico.

EXORTAR E ENSINAR. Por que Timóteo precisava se dedicar a leitura permanente das Sagradas Escrituras? A resposta está nestas duas palavras contidas nesta frase. Como líder de uma igreja local ele precisava usar o conhecimento bíblico para aconselhar a igreja sobre a vontade de Deus. Além do mais, ele tinha o dever de ensinar aos seguidores de Cristo as coisas concernentes ao reino de Deus. Exortar, neste caso é aconselhar.

ATÉ QUE EU VÁ. Como missionário que era, o grande apóstolo dos gentios estava sempre se locomovendo de um lugar para outro em busca de novos campos missionários para levar o evangelho aonde Cristo ainda não era conhecido, além de supervisionar as igrejas por ele fundada. Mesmo estando em viagem, o autor nutria o desejo de retornar a igreja de Éfeso para dar continuidade seu ministério naquele lugar.

NÃO DESPREZES O DOM QUE HÁ EM TI. Como pai na fé que era de Timóteo, o escritor não perde a oportunidade de aconselhar o jovem ministro do evangelho sobre algo que era muito importante para ele e também para a igreja que estava sobre seus cuidados. Neste ponto, o apóstolo não especifica qual era o dom que Timóteo tinha da parte de Deus em seu ministério, mas é bem provável que se refira ao dom da palavra de Deus.

O QUAL TE FOI DADO POR PROFECIA. Durante muitos anos, o dom profético foi largamente exercido pelos servos de Deus, ainda durante a velha dispensação. Cristo se manifestou como sendo o Profeta anunciado por Moisés falando e profetizando ao povo. O dom profético foi posto em evidência de maneira marcante durante o tempo da igreja primitiva. E certamente, o Espírito Santo tomou alguém para falar com Timóteo.

COM A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS. Desde tempos antigos que sempre existiu essa crença na transmissão de virtude pela imposição de mãos sobre a cabeça de alguém, até mesmo as culturas religiosas dos pagãos tem este costume. No judaísmo também se cultivava esta tradição pela imposição das mãos dos líderes religiosos sobre o povo e sobre as pessoas. No cristianismo isso foi preservado como transmissão de poder e virtude.

DO PRESBÍTERO. Neste caso, o presbítero era de fato um líder respeitado da igreja local em que ficava responsável pela administração do rebanho do Senhor. Por incrível que pareça, no período da igreja primitiva, a função de presbítero entra mais em destaque do que a de pastor. Já nos dias de hoje, em algumas denominações, o presbitério é uma função eclesiástica inferior ao ministério de evangelista e de pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário