Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2016

1 Timóteo 5:16

1 Timóteo 5:16 - Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.
SE ALGUM CRENTE. O autor se dirige a Timóteo, mas as suas recomendações também são direcionadas para a igreja de Cristo, até porque estas palavras seriam lidas para toda comunidade cristã. A palavra “crente”, neste texto, diz respeito a todos aqueles que deixaram o judaísmo e o paganismo para fazerem parte do cristianismo. Crente é todo aquele que aceita a Cristo Jesus como Senhor e Salvador e passa a ser seu discípulo, seguindo tudo aquilo que esta no evangelho da nova aliança de Deus com a humanidade.

OU ALGUMA CRENTE. Nesta parte, o cristianismo avançou e muito no que diz respeito a participação religiosa das mulheres quanto a sua fica de fé com Deus. O judaísmo mais ortodoxo considerava de que as mulheres não precisavam se dedicarem a vida religiosa, até porque para os judeus mais radicais, nem alma as mulheres tinham. Porem, o cristianismo tem uma visão mais perfeita e aprimorada quanto a salvação das mulheres, é tanto que as mesmas recomendações que cabem aos homens, cabem as mulheres.

TEM VIÚVAS. Sejam os irmãos do sexo masculino ou as irmãs também, se alguém tivesse alguma mulher viúva que fazia parte de sua família, deveriam cuidar primeiro dos de sua família. Viúvas neste caso, dizem respeito as irmãs que por motivos diversos perdiam seus esposos, seja por causa de morte natural ou por conta das perseguições levantadas do império romano contra os líderes da igreja primitiva ou os seguidores de Cristo em geral.

SOCORRA-AS. Era um momento difícil para todos que faziam parte da igreja primitiva, uma vez que, os inimigos do reino de Deus perpetraram todo tipo de perseguição contra os servos de Cristo. E uma das classes sociais que mais sofriam com a falta das coisas necessárias para a sobrevivência era justamente as que perdiam seus esposos e se tornavam viúvas. Elas precisavam de socorro dos seus familiares para sobreviver.

E NÃO SE SOBRECARREGUE A IGREJA. O apóstolo apelava para o bom senso daqueles que tinham viúvas na sua parentela, com o objetivo de que não esperassem somente na igreja, quanto ao sustento das viúvas. A igreja desde os seus começos, sempre foi um lugar de assistência aos mais sofridos, e para isso, os líderes cristãos faziam campanhas sociais em prol dos mais carentes, porem, não tinha como sustentar a todo mundo.

PARA QUE POSSAM SUSTENTAR. A própria igreja de um modo geral estava passando momentos de dificuldades, até porque o Estado andava confiscando os bens daqueles que confessavam o nome de Cristo. Assim sendo, o apóstolo dos gentios apelava para os familiares das viúvas, que tinham condições financeiras, a fim de que estes ajudassem se possível a igreja, buscando acolher com o sustento, as viúvas de suas próprias famílias.

AS QUE DEVERAS SÃO VIÚVAS. Nem todas que perdiam os seus esposos eram consideradas por Paulo como verdadeiras viúvas. Dentro deste mesmo tema, ele desclassifica de viúvas, aquelas irmãs mais novas, que mesmo tendo perdido seus maridos, mas depois de sua viuvez passavam a trilhar caminhos contrários a vontade de Deus, como aquelas que se desviavam dos caminhos do evangelho para o mundanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário