Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2016

1 Timóteo 5:3-4

1 Timóteo 5:3-4 - Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.
HONRA AS VIÚVAS QUE VERDADEIRAMENTE SÃO VIÚVAS. O cristianismo tem como base o amor fraternal para com todos, principalmente para com os domésticos da fé. E baseado na prática do amor fraternal é que os líderes da igreja primitiva recomendava o cuidado com os mais vulneráveis da sociedade. No caso das viúvas, no tempo em que esta carta foi escrita, eram as mais necessitadas de todas as classes sociais.

MAS, SE ALGUMA VIÚVA TIVER FILHOS OU NETOS. Na atualidade e em nosso país, as viúvas tem direitos garantidos por lei de uma pensão por morte do seu marido. Mas, nos tempos antigos, quando o chefe de família era pobre e falecia, a mulher ficava viúva e com uma família para cuidar. Porem, quando tinham filhos ou netos já de maior, estes é que deveriam cuidar de suas mães e vovós, isso era uma tradição e não lei.

APRENDAM A EXERCER PIEDADE. Não era lei, mas era um bom costume social em que os filhos ou netos cuidassem de suas mães ou avós, principalmente quando estas fossem pobres ou fossem já idosas, que não tivessem mais condições de trabalhar. Sem contar que, conforme alguns povos, deste tempo, as viúvas não herdavam de seus esposos quando estes chegavam a falecer, o que gerava estado de penúria para algumas.

PARA COM A SUA PRÓPRIA FAMÍLIA. Como se diz em um ditado social bem conhecido: A família é a célula base da sociedade. De forma que, o cristianismo, por meio dos seus líderes sempre buscou agregar a família como algo de sustentação da sociedade. Portanto, neste caso, o escritor estava recomendando a união e a unidade da família como ancora de sustentação para as mulheres que ficavam viúvas e desamparadas.

E A RECOMPENSAR SEUS PAIS. Isso é uma questão de justiça social e reconhecimento do que os pais fazem pelos seus filhos desde os primeiros momentos da existência de um ser humano. Quando um filho tomava conta de sua mãe viúva principalmente na sua velhice, nada mais estava fazendo, do que devolvendo os favores devidos e pagando um pouco de sua dívida. Os servos de Cristo tem a obrigação de serem justos.

PORQUE ISSO É BOM. Cristo deixou o seu próprio exemplo, quando a tradição cristã nos ensina que ele cuidou de sua mãe e de sua família, tendo José falecido e Maria ficando viúva ainda muito nova. Até mesmo no momento de sua ascensão aos céus, ele falou com seu amigo Pedro que cuidasse de sua mãe porque ele estava partindo. Um filho ou um neto que fizessem uma ação benevolente por suas mães ou avós seriam abençoados.

E AGRADÁVEL DIANTE DE DEUS. Esta ação social, humanitária e familiar que alguém praticasse em favor de uma viúva desamparada, seria uma ação bem vista pela sociedade, e principalmente bem acolhida pelo coração de Deus. A compaixão praticada em favor dos necessitados (como as viúvas de antigamente) cativava o coração de Deus, ele que é generoso para com todos, e mais especificamente para com os bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário