Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2016

1 Timóteo 5:7-8

1 Timóteo 5:7-8 - Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o incrédulo.
MANDA ESTAS COISAS. O apóstolo foi um dos fundadores da igreja de Cristo que estava sob os cuidados de Timóteo, com isso, ele demostra sua preocupação com o andamento da obra de Deus em Éfeso. Timóteo foi alcançado pelo evangelho das boas novas por meio das pregações de Paulo e também ordenado ao ministério respaldado na autoridade apostólica do seu pai na fé. Portanto, a igreja que estava recebendo essa mensagem sabia que esta carta de Paulo a Timóteo era algo digno de aceitação.

PARA QUE ELAS. Todas as recomendações feitas pelo escritor por meio desta sua carta eram mandamentos cristãos s serem guardados pelos seus leitores e destinatários para a edificação do povo de Deus. No caso, elas, as viúvas de verdade, não poderiam rejeitar como algo que não tivesse favor, mas os conselhos do apóstolo visavam o bem das que eram verdadeiramente viúvas e de seus filhos e netos também.

SEJAM IRREPREENSÍVEIS. Primeiro, o autor mostra de fato quem deveria ser considerada viúva diante da comunidade cristã, que eram justamente aquelas que viviam perante Deus em uma vida de oração e santificação. Depois ele fala também sobre aquelas que viviam em deleites e prazeres desta vida, e que haviam abandonado a fé. Agora, o apóstolo afirma que seus ensinos eram para que as viúvas fossem irrepreensíveis.

MAS, SE ALGUÉM NÃO TEM CUIDADO DOS SEUS. Neste momento de sua carta, o autor se volta para os filhos e netos, que tinham viúvas no seio de suas famílias. Aqueles filhos ou netos que tivessem no meio de sua família viúvas carentes e necessitadas, e que não buscassem lhes ajudar eram pessoas desumanas. Antes de sobrecarregar a igreja com os cuidados com as viúvas necessitadas, seus familiares quem deveriam cuidar delas.

E PRINCIPALMENTE DOS DA SUA FAMÍLIA. Desde o seu princípio que o cristianismo defende a união e a unidade da família como um elo fundamental da sociedade. Neste caso, o escritor agrega valores e responsabilidades de um familiar para com o outro, como fazendo parte da doutrina cristã. E entende-se com isso que é um dever os filhos, os netos ou qualquer outro parente procure cuidar das viúvas desamparadas.

NEGOU A FÉ. Este assunto é levado tão a sério pelo apóstolo que, o mesmo chega a afirmar que o fato de alguém ter uma pobre viúva em sua família e não lhe prestar socorro nas coisas necessárias, chega a ser igual a um cristão que negou a sua fé, apostatando dos conhecimentos que tem do evangelho das boas novas de Cristo. Negar a fé, neste caso, é deixar de seguir as doutrinas contidas na nova aliança de Cristo.

E É PIOR DO QUE O INCRÉDULO. Os incrédulos são aqueles que vivem para a carnalidade e para os prazeres desta vida, deixando de seguirem os ensinamentos do evangelho da libertação. Aquele que diz que é um seguidor de Cristo, mas que não cuida dos seus familiares, não passa de um hipócrita, porque não é diferente do incrédulo que vive sem sentimento humanitário pelos seus parentes que são carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário