Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Efésios 2:1-2

Efésios 2:1-2 - E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
E VOS VIVIFICOU. O novo nascimento, a regeneração espiritual, e a transformação de vida é de fato uma ressurreição espiritual. Quando um pecador escuta a palavra de Deus e crê no evangelho de Cristo, se arrepende verdadeiramente dos seus pecados, aceita a Cristo como Senhor e Salvador, esse ser humano renasce para a vida. E vos vivificou, essa não é uma ação direta do homem, mas tudo parte de Deus, que mediante o Espírito Santo, produz no ser humano o novo nascimento (João 3:3,5).

ESTANDO VÓS MORTOS EM OFENSAS E PECADOS. Esta é uma mensagem reveladora em que mostra a condição espiritual do homem natural, que ainda não teve um encontro com Cristo para aceita-lo como Senhor e Salvador. O homem carnal é de fato um cadáver ambulante, isso porque, está vivo no corpo, mas está com a alma e o espírito mortos diante de Deus. O pecado é uma ofensa contra Deus, que gera morte espiritual.

EM QUE NOUTRO TEMPO ANDASTES. O escritor se refere ao tempo da ignorância, antes de se decidir a viver para Cristo e com Cristo. Este andar fala do modo de vida em que os leitores de Paulo viviam antes de nascerem de novo pelo poder do Espírito Santo. O viver de uma pessoa sem Cristo é apalpando nas trevas, caindo no lamaçal do pecado e mergulhado no mundo da imundícia. O tempo da ignorância é um tempo de morte.

SEGUNDO O CURSO DESTE MUNDO. O ser humano natural, desde cedo na vida é programado para viver conforme o curso deste mundo, buscando as coisas materiais, mergulhado nos prazeres da carne e na soberba da vida. O homem carnal não realiza a vontade de Deus, não segue as orientações do evangelho de Cristo nem é guiado pelo Espírito de Deus. Os incrédulos procuram viver conforme os seus interesses pessoais.

SEGUNDO O PRÍNCIPE DAS POTESTADES DO AR. Desde a queda da raça humana por meio de Adão e Eva que houve a interferência do império das trevas na história dos seres humanos. Este príncipe das potestades do ar a que se refere o autor, diz respeito ao diabo com os seus demônios que tem influência na vida daquelas pessoas que não são guiadas pelo Espírito de Deus, que não vivem conforme o evangelho e a vontade de Deus.

DO ESPÍRITO QUE AGORA OPERA. O mesmo escritor afirma que o mundo jaz no maligno e isso é fato real no dia a dia da humanidade. Percebe-se que a grande maioria dos seres humanos vivem mais para fazer a vontade do diabo com os seus demônios do que realizar a vontade do Criador. É notório que o diabo tem influência marcante na vida daqueles que são importantes para o mundo, como os políticos poderosos e os ricos avarentos.

NOS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA. Os filhos da desobediência são justamente aqueles que não fazem a vontade de Deus, porque estão sendo influenciados pelas forças do mal. São desobedientes porque não seguem os ensinos do evangelho de Cristo, nem se deixam ser guiados pelo Espírito de Deus. O autor declara que os filhos da desobediência são também filhos do diabo, porque se deixam dominar pela desobediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário