Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Efésios 2:20

Efésios 2:20 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.
EDIFICADOS. Os leitores de Paulo estavam fora do arraial dos santos, porque estavam longe de Deus, Todavia, a obra de redenção realizada por Cristo foi o suficiente para que os gentios alcançasse paz com Deus. E, agora, fazendo parte da família de Deus, são edificados com o evangelho que transforma. Essa edificação espiritual diz respeito a vida cristã ideal que os discípulos de Cristo participam para viverem dignamente na presença de Deus, buscando realizar a vontade do Pai, sendo iluminados pela verdade de Deus.

SOBRE O FUNDAMENTO. Cristo cumpriu a sua missão redentora no planeta terra e subiu para estar assentado a destra de Deus em lugar de destaque perante toda a criação. Mas, ao sair da terra, ele constituiu os seus apóstolos como seus sucessores, no tocante a dar continuidade aos trabalhos do cristianismo na terra. Os apóstolos como representantes de Cristo tinham papeis fundamentais no crescimento da igreja de Cristo na terra. Portanto, tinham a função de pregar o evangelho de Cristo em todo o mundo.

DOS APÓSTOLOS. Estes foram todos aqueles que foram chamados diretamente por Cristo como cooperadores do ministério pessoal do Senhor Jesus, em que de princípio foram doze. Um deles se desviou da verdade, que foi Judas Iscariotes, o traidor, que já dentro da era dos apóstolos foi substituído por Matias. E temos também o grande apóstolo Paulo, chamado de apóstolo de Jesus Cristo aos gentios, que foi chamado pelo Senhor Jesus depois de sua ascensão. Paulo destaca o trabalho dos apóstolos e chama de fundamento.

E PROFETAS. Há quem diga que o escritor desta belíssima carta aos Efésios se refira aos profetas da antiga dispensação. No entanto, o argumento mais forte é de que ele esteja se referindo a todos os líderes da igreja primitiva, aqueles que pregavam as boas novas do evangelho da graça de Deus. Os missionários que se espalharam por todo o mundo, cumprindo o ide imperativo de Cristo Jesus. O ministério profético estava em vigor.

DE QUE JESUS CRISTO. Tanto os apóstolos, quanto os demais líderes da igreja primitiva passaram a apresentar a Cristo Jesus como sendo a principal personagem da nova realidade religiosa do mundo. Os representantes do reino de Deus apresentavam ao povo uma mensagem Cristocêntrica, em que Jesus Cristo era de fato e na realidade o Messias esperando, mais que foi rejeitado por Israel, para ser aceito por todos os gentios.

É A PRINCIPAL PEDRA. Esta é uma citação de Salmos 118:22 e Isaías 28:16 em que já profetizava a respeito do Messias e sua importância no plano de Deus para a nova dispensação da graça. Esta é uma metáfora que o escritor cita para destacar a importância do Senhor Jesus, na edificação de sua igreja na terra. A pedra de esquina era quem fazia a ligação de toda uma estrutura de uma construção de um edifício ou casa.

DA ESQUINA. Esta pedra da esquina era trabalhada de tal maneira a que servisse se amarração em que sustentava as demais paredes de uma casa ou edifício, isso no tempo e nos locais em que as casas eram feitas de pedras. Cristo é quem se posiciona como sendo a pedra da esquina, no edifício espiritual chamado igreja viva de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário