Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Efésios 3:16

Efésios 3:16 - Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito Santo no homem interior.
PARA QUE, SEGUNDO AS RIQUEZAS. Paulo se colocava de joelhos diante de Deus e a sua oração tinha objetivos bem definidos, porque ele tinha plena confiança que o Senhor atenderia sua oração, até porque seu desejo era justo e bom para a igreja do Senhor Jesus Cristo que estava na cidade de Éfeso. Ao mesmo tempo em que era consciente de que o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, de quem toma o nome todas as famílias nos céus e na terra tinha o poder de resposta, porque era um Deus rico e poderoso.

DA SUA GLÓRIA. Essa frase “a riqueza de sua glória” nos fala sobre a abundância de poder que o Deus Criador tem em si mesmo para fazer tudo àquilo que ele quer ou deseja. A palavra “glória” neste texto nos ensina sobre o poder de Deus, sua majestade, seu domínio e tudo que ele representa em essência. Como também, de acordo com as Santas Escrituras, a glória de Deus fala sobre que ele é a mais pura verdade, nos ensina sobre sua luz, que é inaccessível, e sua santidade que são suas características próprias.

VOS CONCEDA. Durante o tempo da dispensação da lei, as bênçãos e as promessas de Deus estavam direcionadas para o seu povo Israel. Mas, com a implantação da nova dispensação da graça de Deus por Cristo Jesus para a sua igreja, os gentios, dos quais fazia parte a igreja de Cristo que estava em Éfeso, agora podiam desfrutar também das bênção das promessas de Deus. Paulo ora para que Deus derrame poder sobre a igreja.

QUE SEJAIS CORROBORADOS. Como o apóstolo foi um dos que mais contribuiu para a existência da igreja cristã em Éfeso, ele tinha certeza de que, aquele povo fazia parte da família de Deus. Todavia, não bastava para o apóstolo saber disto, ele queria ver uma igreja incendiaria com o poder de Deus, porque daquela cidade o evangelho chegaria a toda a Ásia, porque a cidade de Éfeso era estratégica para evangelizar aquela região.

COM PODER. Agora, o autor revela um dos motivos pelo qual ele se colocava de joelhos diante do Deus Pai em favor dos seus leitores. Cada um dos seguidores de Cristo do tempo da igreja primitiva precisava do poder de Deus em sua vida para poder vencer os desafios de ser um discípulo de Cristo. Até porque, confessar o nome de Cristo como Senhor e Salvador, naquela época era sinônimo de ser perseguido, preso ou morto.

PELO SEU ESPÍRITO SANTO. Desde os tempos dos profetas, ainda na dispensação da lei, que Deus prometeu derramar do seu Espírito Santo sobre a igreja de Cristo. O Senhor Jesus quando exerceu seu ministério, confirmou esta mesma promessa e a cumpriu no dia de pentecostes. A igreja primitiva viveu os momentos mais marcantes do poder do Espírito Santo, porque o derramamento do Espírito Santo é o poder de Deus em ação.

NO HOMEM INTERIOR. Esta é uma expressão que representa o homem essencial, a alma do ser humano e o seu espírito, seu coração, seus pensamentos e tudo aquilo que é espiritual e eterno no homem. O homem exterior representa sua aparência, a carne, o corpo e o que no ser humano é material e perecível. O poder de Deus atua no homem espiritual, no seu intelecto, na sua inteligência, no ser mais profundo do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário