Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Efésios 3:17

Efésios 3:17 - Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor.
PARA QUE. A presença do Espírito Santo na vida dos seguidores de Cristo era indispensável, porque o revestimento que vinha do alto na vida dos cristãos os fortalecia de poder para suportarem as tribulações do dia a dia. As perseguições dos opositores do evangelho e as prisões, que em muitos casos terminavam em morte dos inocentes. O poder outorgado pelo revestimento dava aos servos de Cristo força para suportarem as aflições e ousadia para propagarem o evangelho das boas novas de Cristo.

CRISTO. Falar de “Cristo” é escrever sobre a missão do Messias de Deus, ele que era o ungido e enviado de Deus Pai e ao mesmo tempo, o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Como também, falar de Cristo é a mesma coisa que ensinar sobre a redenção da humanidade pelo sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Cristo morreu em um sacrifício de propiciação para aplacar a ira de Deus sobre o mundo, e assim, produzir a reconciliação com todos, que resultou na paz universal.

HABITE. Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, fazendo-se semelhante aos homens (Filipenses 2:6-7). Essa expressão usada por Paulo nos fala que o Verbo se fez carne e cumpriu sua missão. Porem, foi morto, ressuscitou e subiu ao céu. Cristo é um ser espiritual, que habita na vida dos seus seguidores, porque Deus o vivificou com poder para nunca mais morrer.

PELA FÉ. Para que Cristo habite dentro do ser humano, entre em cena a fé daqueles que verdadeiramente crer no Filho de Deus e em sua missão redentora. Esta é a fé sobrenatural, que se traduz por confiança plena nos efeitos positivos da redenção realizada pelo Filho de Deus. Na nova aliança da graça de Deus com a igreja de Cristo, o Criador entre com todas as suas promessas e bênçãos, mas o homem entra com a sua fé.

NOS VOSSOS CORAÇÕES. O escritor não esta se referindo ao órgão principal do sistema circulatório do ser humano, chamado coração. Mas ele se reporta ao homem interior, ao ser humano essencial, a alma e o espírito do ser humano. Com isso ele quer dizer que Cristo ocupe os principais motivos de nossa existência, bem como que ele governe e reine sobre a nossa vida. Com Cristo em nossa mente e pensamentos seremos bem guiados

A FIM DE ESTARDES ARRAIGADOS. Mais uma vez o apóstolo demostra sua principal preocupação sobre seus leitores, desejando que os mesmos não se movessem facilmente de Cristo. Arraigados, neste caso, é seguros, firmes e fortalecidos em Cristo para vencer os desafios da fé cristã. Pelas pressões sofridas, no tempo da igreja primitiva, muitos se desviavam dos caminhos do evangelho e outros apostatavam de sua fé.

E FUNDADOS EM AMOR. O escritor usa uma metáfora, quem sabe de uma construção, em que os alicerces ficavam fundados e firmes na rocha ou em terra bem sólida. Neste caso da metáfora, o solo era o amor. Amor este que deveria em primeiro lugar ser firme no Senhor Jesus e em segundo plano para com o próximo. É nisto que consiste a legislação de Cristo e os parâmetros da nova aliança da graça de Deus com a igreja remida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário