Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Efésios 3:4

Efésios 3:4 - Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo.
POR ISSO. O escritor está se referindo a sua compreensão em profundidade da nova dispensação da graça implantada por Cristo, quanto ao seu alcance universal, atingindo tanto judeus quanto gentios. No capítulo anterior, o autor explica como isso foi possível, mediante a retirada do obstáculo que havia que era justamente a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, mas que no fundo tornava o pacto nacionalista, incluindo Israel e excluindo as demais nações do mundo. Já o pacto da nova aliança inclui todos os povos do mundo, os gentios, os bárbaros e até os pagãos que aceitam a Cristo Jesus.

QUANDO LEDES. Esta carta como um todo, como também os escritos de Paulo em termos gerais são um tratado de suma importância, no que diz respeito, às descobertas de como Deus trata a igreja de Cristo, composta de judeus e gentios, e porque não dizer de todos os povos. Quando Paulo escreveu esta sua epístola, o seu grande desejo era de que a mesma cumprisse seu papel chegando aos destinatários, que eram justamente os seguidores de Cristo que estavam na cidade de Éfeso. E o objetivo fica bem definido em que ele quer que todos venham a ler esta missiva e descobrir as revelações a ele dadas.

PODEIS PERCEBER. A epístola aos Efésios é um dos documentos do Novo Testamento de alto nível cultural e espiritual, ao ponto de alguns comentaristas chegarem a afirmar que, essa carta é a mais profunda de todas. Todos aqueles que têm o privilégio de ler este documentário de cunho religioso ficam encantados pelos temas e assuntos abordados na mesmo. É algo impressionante a forma como o escritor trata das doutrinas cristãs bem como da forma profunda como Deus trata a igreja de Cristo, bem como o elevado conceito transmitido sobre Cristo e seu poder sobre tudo e sobre todos.

A MINHA COMPREENSÃO. Quem dos escritores do Novo Testamento mais do que Paulo tenha tido compreensão do evangelho das boas novas de Cristo? A participação do apóstolo dos gentios nos escritos do Novo Tradado da igreja sempre foi visto como revelações diretas do coração de Deus, para iluminar a nova comunidade do Senhor, em como fazer e cumprir os planos do Criador para a humanidade. As cartas de Paulo iluminam com tamanha clareza o evangelho de Cristo, que até as pessoas mais simples do meio cristão pode entender seus ensinos, até porque o evangelho é um mistério revelado.

DO MISTÉRIO. Esse mistério a que se refere o escritor, diz respeito à nova dispensação da graça, que foi implantada por Cristo e que envolve um novo tempo de ação de Deus com toda a humanidade. A obra perfeita de redenção executado pelo Senhor Jesus, em que, o sacrifício propiciatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo é suficiente para estabelecer a paz universal pela reconciliação, esse é o mistério de Cristo com sua igreja.

DE CRISTO. Falar sobre Cristo é revelar tudo que envolve a vinda do Messias de Deus, ele que já era esperado até mesmo antes de sua manifestação na terra. Também é se reportar sobre o Emanuel de Deus, e isso inclui a perfeita epifania do Deus homem, Jesus Cristo. O mistério consiste em que o homem, Jesus de Nazaré, foi à encarnação do Filho de Deus, o Messias e Emanuel de Deus. Hoje esse mistério é conhecido pela igreja remida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário