Pesquisar este blog

sábado, 10 de dezembro de 2016

Efésios 4:16

Efésios 4:16 - Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
DO QUAL TODO O CORPO. “Do Qual” fala de Cristo que é o cabeça do corpo, que é a igreja. De Cristo é que o crescimento da igreja depende e toda a energia e vitalidade de que o corpo precisa para se desenvolver. Já o corpo do qual se refere o escrito diz respeito a igreja de Cristo como um organismo vivo. A igreja só é completa se tiver ligada ao cabeça, que é Cristo Jesus, sem Cristo a igreja, que é o seu corpo, não existiria, como também Cristo se completa com sua igreja, que a representa no planeta terra.

BEM AJUSTADO E LIGADO. São duas palavras que descrevem sobre as funções de cada membro do corpo, que são ligados e ajustados pelas juntas. “Ajustado” neste texto, fala da harmonia que deve haver na composição dos membros da igreja de Cristo e na comunhão que deve ser desfrutada por todos. Já a palavra “ligado” fala justamente da dependência de um membro do outro para fazer parte de um mesmo corpo, a igreja.

PELO AUXÍLIO DE TODAS AS JUNTAS. No caso do corpo humano, que certamente o pensamento do autor se refere em sua metáfora, todos os membros deste mesmo corpo se ligam uns aos outros pelo auxilio das juntas. A lição espiritual que se pode tirar disto é que, como igreja de Cristo, não temos como sobreviver sozinhas, isso porque entre nós tem que haver a ligação do amor, da comunhão vital e da vida em comum entre todos.

SEGUNDO A JUSTA OPERAÇÃO DE CADA PARTE. No que concerne ao corpo humano, um membro se encaixa exatamente no outro, pela justa composição de ambos os lados. No que diz respeito a igreja do Senhor Jesus, com todos os membros diferentes uns dos outros, mas o Espírito de Deus trabalha entre um e outro para que todos em harmonia possam conviver dependendo uns dos outros, enquanto membros do corpo de Cristo.

FAZ O AUMENTO DO CORPO. Ainda em se tratando do corpo humano, não sabemos o quanto Paulo conhecia sobre a composição do organismo humano, mas quando em comparação com a igreja de Cristo, seu raciocínio está correto. O crescimento do corpo de Cristo, que é a sua igreja remida na terra, quando mais um pecador se arrepende e aceita a Cristo como Senhor e Salvador, o seu corpo vai crescendo e se desenvolvendo.

PARA SUA EDIFICAÇÃO. Paulo, que acompanhou e participou diretamente do nascimento e crescimento da igreja de Cristo, ele tinha uma visão bastante aguçada deste processo de desenvolvimento do cristianismo no mundo. A palavra “edificação” quanto a igreja de Cristo, nos ensina sobre o avanço do evangelho em todas as partes do mundo, em que, cada vez mais pessoas eram alcançadas e agregadas a igreja de Cristo.

EM AMOR. O que o autor deseja repassar para seus leitores é de que, o amor de Deus em Cristo Jesus é a força motriz que deu nascimento e contribuiu para o desenvolvimento da igreja de Cristo. Neste mesmo sentimento é que a igreja viva de Cristo se fundamentaliza em práticas contínua de amor fraternal, de um membro do corpo de Cristo pelo outro. Se não há amor de um servo de Cristo pelo outro, nisto há a negação da lei de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário