Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Efésios 4:22-23

Efésios 4:22-23 - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano. E vos renoveis no espírito da vossa mente.
QUE, QUANTO AO TRATO PASSADO. Os cristãos que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Éfeso, antes de se converterem ao verdadeiro cristianismo, eram pessoas que viviam conforme os Pagãos vivem. Nos deleites da carnalidade e nos prazeres da vida, fazendo a vontade do diabo e seguindo os ditames do mundo. Andando nas trevas e praticando o mal, sem Deus na vida, nem se interessavam pelas boas novas do evangelho, porque é assim que vivem os incrédulos, os ímpios e os homens naturais.

VOS DESPOJEIS. O escritor usa uma metáfora comparativa no tocante a retirada de uma roupa velha e suja para se vestir de outra limpa e nova. A vida de uma pessoa que não busca o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, é comparada a algo que não serve, e que está contaminada pela imundícia. Aquele que nasce de novo pela regeneração do Espírito Santo e é transformado em uma nova criatura, tem o dever de se despojar da vida velha com suas trapaças e buscar viver uma vida nova em Cristo Jesus.

DO VELHO HOMEM. O velho homem era aquele que vivia sem Deus e sem compromisso com o evangelho das boas novas de Cristo. Essa é uma frase que representa o tempo da vida pregressa dos servos de Cristo, antes de um encontro com o Salvador, Jesus de Nazaré. Já o novo homem é aquele que assume um compromisso de fidelidade ao evangelho da salvação e passa a viver em novidade de vida, porque é nova criatura.

QUE SE CORROMPIA. Com a queda da raça humana, os homens passaram a ser dominados pelo sentimento de desobediência aos mandamentos do Criador. Por isso que, as Sagradas Escrituras chama o homem sem Cristo, de homem natural, porque sua natureza pecaminosa controla suas ações. Se corromper, neste caso, é se deixar dominar pela rebeldia ao evangelho de Cristo, optando por uma vida de devassidão.

PELAS CONCUPISCÊNCIAS DO ENGANO. As concupiscências humanas estão mais ligadas às obras da carne, em que as pessoas por elas dominadas, vivem pelos prazeres momentâneos da carnalidade e da sexualidade. Essas concupiscências são enganosas, porque aparentemente a prática do pecado traz alegria e prazer, mas o final e as consequências das práticas abomináveis, conduzem os homens carnais a perdição.

E VOS RENOVEIS NO ESPÍRITO. Quem exerce sua fé em Cristo Jesus, por crer no evangelho da libertação, e passa pelo processo de um verdadeiro arrependimento, precisa de uma renovação do espírito, o que a palavra de Deus chama de regeneração espiritual. Quem ainda não se converteu de verdade, está morto em espírito, mas quem aceita a Cristo como Senhor e Salvador é envolvido em uma ressurreição e vivificação do espírito.

DA VOSSA MENTE. Quem ainda esta revestido do velho homem, seus pensamentos estão dominados pelos prazeres desta vida e pelas concupiscências da carne. Porem, que já se revestiu no novo homem em Cristo Jesus, precisa mudar em sua maneira de pensar, porque passa a ter a mente de Cristo. Desta forma, quem é uma nova criatura em Cristo jesus, pensa nas coisas que são de cima, e não nas coisas que são da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário