Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Efésios 5:11-12

Efésios 5:11-12 - E não vos comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
E NÃO VOS COMUNIQUEIS. Vida nova em Cristo absolutamente diferente da velha vida, em quando os servos de Cristo ainda estavam no mundo de trevas, é justamente essa a recomendação do apóstolo Paulo. Apesar do escritor viver dedicado as normas do judaísmo, antes de ter um encontro com Cristo, mas ele sabia de que, estava vivendo em trevas, porque vivia separado de Cristo, que é a verdadeira luz. Santidade é o que o apóstolo recomenda aos seus leitores, uma vida separada do mundanismo, das trevas e do pecado.

COM AS OBRAS INFRUTUOSAS. Quem conhece a mensagem do evangelho de Cristo, sabe que tudo que há no mundo, são coisas passageiras que não levam a nada, nem a lugar nenhum, porque são obras infrutuosas para Deus. Agora, quem busca o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, esse sim está produzindo frutos eternos e obras permanentes. Porque tudo que se faz para Deus e na obra da igreja tem valores eternos. Essas obras infrutuosas das trevas são as práticas pecaminosas do homem que desagradam ao Criador.

DAS TREVAS. O que são obras infrutuosas das trevas? São as maldades praticadas pelos homens ímpios, que sempre estão diligentemente envolvidos nos prazeres da carne e na soberba da vida, defendendo seus interesses pessoas, em detrimento do seu próximo. O reino de Deus é pura luz, enquanto que o império de satanás esta envolvido com tudo que significa trevas, assim sendo, os ímpios estão a servido do diabo e das trevas.

MAS ANTES CONDENAI-AS. A vida de quem serve a Deus e ao seu reino, é uma batalha constante de combate ao mundo de iniquidade. Quem é verdadeiramente um mensageiro de Cristo, não se conforma com este mundo, antes o seu prazer está em repugnar os vícios degradantes da sociedade. Por isso que o mundo nos odeia, porque não contribuímos em nada com o sistema profano deste mundo de trevas e engano.

PORQUE O QUE ELES FAZEM. “Eles” se referem aos que vivem alienados de Deus, e que não se submetem aos planos do Criador. Eles são todos aqueles que dão as costas para Cristo, porque acham melhor viverem para o sentimento de rebelião e apostasia. O que fazem os incrédulos? Fazem tudo que é de mais vil, uma vez que, o caminho de quem não se converte pelo poder do evangelho é trilhado nas trevas com práticas repugnantes.

EM OCULTO. Por que se praticam as coisas erradas geralmente as ocultas? Porque são obras infrutuosas das trevas! Essas obras malignas são feitas as ocultas, porque são coisas reprovadas pela própria sociedade e principalmente por Deus. João 3:19-20 - E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

ATÉ DIZÊ-LO É TORPE. O escritor passa a sua mensagem, porem, nem coragem tem de escrever em detalhes os pecados imundos que os ímpios comentem as ocultas. São obras repugnantes de pura maldade e imundícia, que não dá nem para se escrever nas páginas da palavra de Deus. São coisas vergonhosas e que não vale a pena nem citar ou falar, quanto mais entrar em detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário