Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Efésios 5:13-14

Efésios 5:13-14 - Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
MAS TODAS ESTAS COISAS SE MANIFESTAM. Que coisas são estas, sobre as quais se refere ao autor? São as coisas que os ímpios fazem as ocultas, pensando eles que ficarão impunes dos seus pecados cometidos as escondidas. O evangelho declara: Porque nada há encoberto, que não haja de manifestar-se nem oculto que não haja de saber-se e vir a tona (Mateus 10:26). O livro das revelações afirma que, todos irão comparecer perante o grande trono branco, para prestarem conta dos seus feitos (Apocalipse 20:12).

SENDO CONDENADAS PELA LUZ. A luz é a verdade de Deus que vai permanecer e prevalecer sobre as trevas do pecado dos homens ímpios, que se mantem em estado de rebelião ou apostasia contra o seu Criador. A luz condena tudo que os homens incrédulos praticam, porque tudo que se faz na ignorância há de ser julgado pelo juiz dos vivos e dos mortos. A justiça do evangelho da verdade não terá ninguém por inocente.

PORQUE A LUZ TUDO MANIFESTA. Pode está tudo as escuras, e quando tudo está em densas trevas, não se enxerga nada do que se tem ao redor. Porem, quando a luz raia, tudo pode ser visto, porque a luz mostra tudo que esta em trevas. Neste caso, do nosso texto, esta luz é a verdade e a realidade das coisas. Tudo que o homem faz, pensando que não haverá de prestar contas perante o Criador, se engana, porque tudo será julgado.

POR ISSO DIZ: DESPERTA. Esta mensagem serve como um alerta para todos aqueles que se encontram no estado de ignorância, tentando se esconder da verdade do evangelho, pensando que pode fazer tudo que bem entender, e que não prestará contas dos seus feitos e obras praticadas nesta vida. Despertar é tomar consciência da responsabilidade que cada um tem, consigo mesmo, e com seus feitos perante aquele que tudo há de julgar.

TU QUE DORMES. Este é o sono da morte espiritual, em que o homem natural vive no seu dia a dia, sem se preocupar com sua responsabilidade que tem para com o Criador de todas as coisas. Quem ainda não passou pelo processo da regeneração espiritual, não passa de um defunto ambulante, porque mesmo que esteja vivo no corpo, mas sua alma esta morta, o que o escritor chama neste texto de sono da morte espiritual.

LEVANTA-TE DENTRE OS MORTOS. Os mortos, são todos aqueles que andam nas trevas do pecado, trilhando o caminho da incredulidade, porque não acreditam de que irão prestar contas dos seus feitos ao seu Criador. Levantar-se de entre os mortos é se arrepender verdadeiramente dos pecados, crer em Cristo e na sua obra perfeita de redenção, aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, passando pela transformação de vida.

E CRISTO TE ESCLARECERÁ. Quando o pecador cai aos pés de Cristo, tudo muda na sua vida, porque ele passa a ser uma nova criatura, em Cristo Jesus. A mensagem do evangelho afirma que Cristo é a verdadeira luz, que ilumina tudo homem que vem a este mundo, assim sendo, quando um pecador se atira nos braços de Cristo, logo é iluminado para a vida, porque antes era um morto, mas é ressuscitado para a vida. Somente Cristo pode tirar o homem das trevas do engano e da mentira para a verdadeira luz e a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário