Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Efésios 5:17-18

Efésios 5:17-18 - Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.
POR ISSO, NÃO SEJAIS INSENSATOS. A insensatez é coisa própria do homem natural que anda segunda a carne, e não segundo o espírito, porque a carne se inclina para as coisas passageiras desta vida, o que gera a morte, mas o espírito tem a tendência para as coisas de Deus, o que gera a vida. A insensatez também pode ser chamada de loucura, em que o homem carnal e materialista age fora da razão, em que sua consciência morta, não o deixa sentir que está no caminho errado, e que o seu fim é a perdição eterna.

MAS ENTENDEIS QUAL SEJA. O homem foi criado segundo a imagem de Deus e conforme a sua semelhança, com isso se entende que, mesmo caído, o ser humano tem uma centilia da parte de Deus em sua vida. Este raio de luz, por mais fraco que seja, seria o suficiente para que o ser humano compreenda que tem responsabilidade para com os seus atos diante do seu Criador. Deus criou o ser humano com propósitos e planos.

A VONTADE DO SENHOR. Desde que o Senhor criou o homem sobre a face da terra, que o Senhor sempre quis o melhor para suas criaturas. No princípio, Deus criou o homem e o colocou no Jardim do Éden, lugar de fartura, em que o nobre casal tinha tudo que precisava para viver bem. Desde a vinda do Messias de Deus e com a implantação da nova dispensação, o desejo do Pai é por meio de Cristo dá vida eterna a todos os homens.

E NÃO VOS EMBRIAGUEIS COM VINHO. Os judeus degustavam o vinho, porem de maneira bastante moderada, isso porque, fazia parte de sua cultura, em suas celebrações, até mesmo nas liturgias religiosas. No cristianismo, o Novo Testamento, foi mais rigoroso no uso do vinho, sendo permitido seu uso apenas, em alguns casos, como medicamento, e não para alimentar um vício. A embriaguez era duramente combatida pelos cristãos.

EM QUE HÁ CONTENDA. O problema não estava na ingestão de vinho, se isso fosse feita de maneira moderada, mas o problema estava na embriagueis que terminava gerando contendas, até porque, os servos de Cristo eram para dar bons exemplos perante a sociedade, e não o contrário. É comprovado que, a embriagueis gera transtorno de personalidade, e o ser humano que já tem a tendência para errar se complica mais ainda.

MAS ENCHEI-VOS. O escritor mostra uma solução para o problema, em vez de os seus leitores encherem a cara de vinho, buscassem a promessa de Deus, quanto a fusão do Espírito de Deus para suas vidas. O livro de Atos dos Apóstolos esta recheado de citações em que, os servos de Deus foram “cheios do Espírito Santo”, o que levava o povo de Deus a buscarem cada vez mais ao Senhor e se interessarem pelas coisas de Deus e de Cristo.

DO ESPÍRITO. A palavra “Espírito” começa com letra maiúscula, porque o apóstolo está se referindo ao Espírito Santo de Deus, e não ao espírito do ser humano. Efetivamente, o tempo da igreja primitiva foi um momento histórico, quanto ao derramamento do Espírito de Deus sobre o povo de Deus. Desta forma, a melhor coisa que os servos de Cristo poderiam fazer era justamente buscarem a presença do Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário