Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Efésios 5:24

Efésios 5:24 - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
DE SORTE QUE, ASSIM COMO. O apóstolo continua sua abordagem comparativa entre a mulher e o seu esposo, como deve ser o relacionamento entre a igreja e Cristo, como sendo o cabeça de sua igreja amada. Se a igreja tem responsabilidade para com o seu esposo que é o Senhor Jesus, da mesma forma, as mulheres tem deveres e responsabilidades para com seus maridos. Nisto também se percebe o quanto é importante o matrimônio, ao ponto de ser comparado ao casamento da igreja com Cristo.

A IGREJA. A igreja é a noiva de Cristo ou esposa de Cristo, que neste caso, esta ligada diretamente com o Senhor por ser o seu corpo na terra, enquanto que Cristo é o cabeça. A igreja remida de Cristo é composta por pessoas de todas as nações do mundo, povos e línguas, todos aqueles que no exercício pleno de sua fé em Cristo e na sua obra perfeita de redenção, aceitaram o Filho de Deus como Senhor e Salvador. Os que fazem parte da igreja de Cristo são aqueles que nasceram de novo, por isso que são novas criaturas.

ESTÁ SUJEITA. Aqueles que fazem parte da igreja remida de Cristo, não fazem mais a própria vontade, mas se esforçam o máximo para dentro do possível, executarem a vontade do Senhor Jesus. Por isso, se declara que, os discípulos de Cristo, vivem uma vida nada fácil, porque o caminho é estreito e a porta é apertada, uma vez que, os servos de Cristo renunciam tudo que há no mundo, para viverem conforme o evangelho de Cristo.

A CRISTO. Cristo é tudo para a igreja. A igreja só existe por conta da pessoa bendita de Cristo Jesus, nosso Senhor. Cristo governa sobre a igreja, como sendo Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Cristo intercede pela igreja como sendo o Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque. Cristo tem controle sobre a igreja, como sendo ele seu Noivo ou Esposo. Cristo guia a sua igreja como sendo ele o cabeça que orienta.

ASSIM TAMBÉM AS MULHERES. Para que uma esposa seja cumpridora dos seus deveres para com seu marido, basta ela verificar o comportamento da igreja para com seu Noivo ou Esposo Jesus Cristo. Todas estas recomendações e ensinos transmitidos pelo apóstolo para as mulheres cristãs visa o bem está e a harmonia que deve haver entre o casal que faz parte da igreja de Cristo. Estes ensinos têm ajudado a muitos casais da igreja de Jesus.

SEJAM EM TUDO SUJEITAS. Isso não é regra que deve ser exigida por parte dos esposos, mas como mulheres cristãs, as esposas é quem devem para o bem do casamento e consequentemente da família procurar por em prática. O escritor também não está estabelecendo um regime ditatorial para o casamento, mas são ensinos que bem administrados dentro da estrutura familiar pode em muito estabelecer a harmonia

A SEUS MARIDOS. Sabe-se que estes ensinos cristãos vieram de uma tradição machista do judaísmo, no que tange ao tratamento dos maridos para com suas esposas. Ainda bem que temos uma cultura ocidental bastante democrática neste particular, que põe um equilíbrio entre os extremos. Verdade é que o escritor jamais teve a intenção de criar um campo de batalha entre requerentes de direitos e deveres, sua intenção era a harmonia do casal e o bem-estar da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário