Pesquisar este blog

sábado, 31 de dezembro de 2016

Efésios 5:29-30

Efésios 5:29-30 - Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja. Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
PORQUE NUNCA NINGUÉM. Paulo leva seus leitores ao ponto de racionalização do ser humano natural, ou normal, que se cuida bem, tanto no aspecto da beleza física, do corpo, quanto da saúde do seu organismo. No que diz respeito ao tratamento do marido no tocante a sua mulher, na mesma medica, ele deve cuidar de sua esposa, como cuida do seu corpo, até porque o marido que cuida bem de sua esposa, automaticamente estará cuidado de si mesmo, porque não são mais dois, mas sim, uma só carne.

ODIOU A SUA PRÓPRIA CARNE. Esta carne, diz respeito ao corpo, ou ao ser total do homem natural. Ninguém de bom censo vai ter ódio de se mesmo, uma vez que, o normal é o egoísmo pessoal, ou seja, o ser humano normal se ama, e até certo ponto se endeusa ou auto se idolatra. Correto é dizer que, o marido que odeia sua legítima esposa, estará aborrecendo a si mesmo, porque sua mulher faz parte de sua própria vida. Em vez de ódio, raiva ou rancor, o que deve prevalecer é o amor, harmonia e a paz do casal.

ANTES A ALIMENTA E SUSTENTA. É natural que alguém em estado de saúde perfeita procure alimentar seu corpo, como meio de sobrevivência. Da mesma forma, quase todas as pessoas exercem vários ativismos, no sentido de buscar sustentar sua vida, correndo atrás do que é possível para se alimentar. Quanto à responsabilidade do esposo para com sua mulher, o homem tem o dever de ser o provedor do seu lar, incluindo sua esposa.

COMO TAMBÉM O SENHOR. O escritor volta a comparar o comportamento dos maridos quanto as suas esposas, a Cristo com a sua igreja, uma vez que, metaforicamente, a igreja é a esposa e Cristo é o seu Esposo, ou seja, noiva e Noivo. Cristo trabalha pela sua igreja, suprindo as necessidades dos seus seguidores, proporcionando a provisão do pão de cada dia na mesa dos seus servos. Como também sustenta espiritualmente seu povo.

A IGREJA. A igreja como noiva ou esposa de Cristo, espera que o Senhor cuide de cada um dos seus membros. A igreja é forte, porque é alimentada sempre com o pão dos céus pelo Cristo de Deus, que tudo executa para fazer com que sua igreja seja vencedora em tudo. Todos aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar, tem suas necessidades supridas, porque o Senhor Jesus trabalha por aqueles que nele esperam.

PORQUE SOMOS MEMBROS DO SEU CORPO. No que tange a relação, igreja e Cristo, essa é uma menção correta e confirmada por outras referências bíblicas. Somos membros do corpo de Cristo, porque fazemos parte de sua igreja, que é um organismo vivo. No que diz respeito ao marido e sua esposa, essa frase nos ensina sobre um mistério que há, no enlace matrimonial entre um homem e uma mulher, em um casamento segundo Deus.

DA SUA CARNE E DOS SEUS OSSOS. Essa frase tem gerado debates, quando se trata dos membros do corpo de Cristo, o que causa dificuldades para se explicar. Mas podemos conjecturar que o autor fala em termos alegóricos. Mas, no que diz respeito ao marido e sua esposa, então, se cumpre aquela frase que diz: Carne da minha carne e osso do meu osso. Na verdade, a mulher foi feita da costela do homem, e um se completa no outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário