Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Efésios 5:5

Efésios 5:5 - Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
PORQUE BEM SABEIS ISTO. O apóstolo Paulo foi chamado por Cristo para ser o pioneiro em missões transculturais, levando as boas novas do evangelho ao mundo gentílico. Portanto, a igreja de Cristo que estava na cidade de Éfeso foi fundada pelo grande apóstolo dos gentios. E quando esteve entre os irmãos, certamente, ele pregava sobre estas coisas que passa a expor neste texto Sagrado. De forma que, tanto Timóteo, que era o líder local daquela igreja, quanto os leitores de Paulo já conheciam esta mensagem.

QUE NENHUM DEVASSO. Uma das características fundamentais para que alguém confesse ser um discípulo de Cristo é justamente a mudança de vida que tal pessoa apresenta, entre a velha vida e ser um novo homem em Cristo Jesus. Assim sendo, um servo de Cristo não pode ser devasso, ou seja, mundano, carnal, materialista, incrédulo, ímpio, ateu, que se deixa levar pelo sentimento de desobediência, apostasia, e rebelião. Ser devasso é viver sem limites moral e ético, para com a sociedade e para com Deus.

OU IMPURO. É bem provável que o escritor se refira a todos os pecados sexuais, que conforme a palavra de Deus, são ilícitos. Tais como: Adultério, que é o sexo entre pessoas casadas, mas de conjugues diferentes, o que pode ser chamado de traição. A prevaricação, que é o sexo entre uma pessoa casada e outra solteira. E a fornicação, que é o sexo entre pessoas solteiras. Além do homossexualismo deliberado e profano.

OU AVARENTO. Ser avarento é se deixar dominar pelo sentimento de ganância pelas coisas materiais, que caracterizam aqueles que têm um amor descomunal pelo dinheiro. Certamente, o autor se refere a todos aqueles que usam o evangelho para que por ganância financeira tirar proveito econômico das coisas de Deus. São os praticantes da indulgências, que é a venda do suposto serviço prestado a Deus e ao próximo.

O QUAL É IDÓLATRA. O escritor não esta se reportando a idolatria dos ídolos e das imagens de esculturas, praticadas pelos politeístas, coisa que era muito comum no mundo gentílico, onde o apostolo pregava o evangelho das boas novas. Mas, o autor esta se referindo a idolatria ao dinheiro, que é justamente o sentimento de amor as coisas materiais, acima do amor devido a Deus e ao próximo, no que ressume a lei de Cristo.

TEM HERANÇA NO REINO. Não ter herança no reino de Cristo e de Deus é não desfrutar do privilégio de participar do arrebatamento da igreja, promessa essa feita aos remidos de Cristo que hão da participar da salvação e vida eterna. Não ter direito a participar do reino de Cristo e de Deus é ter que ser submetido ao juízo final, onde será condenado pelas obras, e ser lançado no lago de fogo e enxofre, o que a bíblia chama de condenação.

DE CRISTO E DE DEUS. O reino de Cristo e de Deus, que é a mesma coisa que “o reino dos céus”. Antes mesmo de sua vinda ao planeta terra, o Messias de Deus foi prometido como sendo o descendente de Davi, portanto, ele seria Rei. O profeta Daniel falou sobre o seu domínio (Daniel 7:14). Por que o reino é de Cristo e de Deus? Porque há uma unidade e união perfeita entre o Pai e o Filho, e o reino de Cristo foi dado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário