Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Efésios 5:6-7

Efésios 5:6-7 - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem à ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros.
NINGUÉM VOS ENGANE. Certamente, o apóstolo esta escrevendo sobre os opositores do cristianismo, aqueles que se levantavam contra a igreja de Cristo, e por consequente contra o evangelho das boas novas do Senhor Jesus. Os judaizantes, os falsos mestres gnósticos e os líderes das seitas heréticas pagãs, se infiltravam no meio da comunidade cristã para por meio de suas heresias enganarem os novos convertidos ao cristianismo e também os cristãos fracos na fé. O apóstolo manda ter cuidado com os hereges.

COM PALAVRAS VÃS. Em recomendações anteriores, o apóstolo já vinha alertando para que fosse tirado de entre o povo de Deus, toda conversa vã ou palavras torpes, que não servem para nada, bem como as pregações que não produzem edificação na igreja. O alerta de Paulo era para que os servos de Cristo não dessem ouvido as palavras enganadoras daqueles que vinham com pele de ovelha, mas que no fundo, no fundo eram lobos enganadores, que usavam das pregações para semearem suas heresias.

PORQUE POR ESTAS COISAS. Que coisas? Conforme os temas abordados no capítulo quatro e o início deste capítulo, são os pecados que desagradam a Deus, porque levam os seus praticantes a darem as costas para o Criador. E quem deixa de fazer a vontade de Deus para dar lugar a devassidão, sistematicamente atrai para si a ira e o furor de Deus, isso porque, o homem foi criado pelo Senhor para fazer a sua vontade e não o contrário.

VEM A IRA DE DEUS. A história da humanidade está pontilhada por diversas manifestações desta ira de Deus contra os desobedientes. O dilúvio é um exemplo clássico de destruição determinada pelo Criador, por causa da rebelião dos seres humanos, bem como o caso de Sodoma e Gomorra, que foram destruídas. Ainda tem o caso da grande tribulação, que vai acontecer, bem como da condenação dos rebeldes.

SOBRE OS FILHOS. Existe o nascimento natural que é justamente pela vontade do sangue, da carne e do homem, nascimento este que torna a pessoa filho de alguém. Como também há os filhos de Deus, que são aqueles que aceitam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador. E o texto também nos fala sobre os filhos da desobediência, que são aqueles que permanecem debaixo da ira de Deus, estes são chamados de filhos do diabo.

DA DESOBEDIÊNCIA. Os filhos da desobediência são aqueles que se mantem do estado de alienação, quanto aos planos de Deus. O próprio diabo com os seus demônios foram dominados pelo sentimento de desobediência ao Criador, para quem está reservada a escuridão eterna das trevas no inferno. Da mesma forma, os seres humanos que não se convertem para o reino de Deus e de Cristo, também irão sofrer os horrores eternos.

PORTANTO, NÃO SEJAIS SEUS COMPANHEIROS. O conselho do apóstolo era de que, os seus leitores não tivessem comunhão com esta gente, que pertencem ao império das trevas, a quem ele chama de filhos da desobediência. Não há dúvida que o escritor se refere aos opositores do evangelho, aqueles que rondavam a comunidade cristã para semearem suas heresias, porque seus objetivos eram transtornar a palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário