Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Efésios 5:8

Efésios 5:8 - Porque noutro tempo, éreis trevas, mas agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.
PORQUE NOUTRO TEMPO. Essa carta de Paulo aos Efésios é rica em ensinamentos, de como os servos de Cristo naquela cidade deveriam viver a vida cristã ideal, e também percebemos por meio desta missiva o quanto o apóstolo se preocupava com a edificação do povo de Deus daquele lugar. Este “Outro Tempo” sobre o qual se reporta o escritor, diz respeito ao tempo da ignorância dos seus leitores ou o tempo da vida pregressa, antes de se converterem ao verdadeiro cristianismo fundado por Cristo. O tempo do velho homem.

ÉREIS TREVAS. Encontramos mais uma das metáforas do autor desta carta, em que ele faz comparações espirituais para transmitir seus ensinos e ideias. O tempo do velho homem ou o tempo da ignorância é comparado ao andar nas trevas, porque o homem sem Deus não tem a verdadeira luz que é Cristo Jesus. Conforme o evangelho da verdade, andar nas trevas é viver conforme os padrões que o mundo determina, sendo dominado pelas concupiscências da carne e a soberba da vida. Esta e a vida do incrédulo ou do ímpio.

MAS AGORA, SOIS LUZ. Cristo em seus ensinos já havia dito que os seus discípulos são a luz do mundo, conforme (Mateus 5:14). Ser luz neste mundo de trevas, é brilhar para glória de Cristo, e andar de tal maneira que as pessoas vejam e sintam Cristo por meio de nossa vida e testemunho. Somos luz, porque Cristo que é a luz verdadeira habita na vida dos seus seguidores. Portanto, quem vive com Cristo e para Cristo resplandece sempre.

NO SENHOR. Ninguém tem luz própria na vida espiritual, se essa energia positiva não vier da parte do Senhor Jesus. Todos aqueles que se convertem dos seus maus caminhos e aceitam a Cristo como Senhor e Salvador são conectados a luz maior, Cristo Jesus, o Senhor. Por isso que, resplandecem como astros no mundo de trevas densas. O Senhorio de Cristo pode ser visto nas Sagradas Escrituras principalmente no Novo Testamento.

ANDAI. Este andar como filhos da luz, é viver de tal maneira que, por meio dos nossos atos, palavras e pensamentos venhamos a demonstrar Cristo em nossa vida e testemunho. Este andar representa o modo como nos apresentamos no meio da sociedade e da igreja, como representantes do reino de Deus e de Cristo. A vida de um servo de Cristo, quando està de conformidade com a vontade de Deus irradia pura luz.

COMO FILHOS. Este “filhos” não se referem ao nascimento conforme a genética sanguínea do ser humano, nem conforme a vontade dos progenitores, mas nos ensina sobre os verdadeiro filhos de Deus. Os filhos da luz, são todos aqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador, porque passam a fazer parte da família de Deus (João 1:12-13). Estes filhos de Deus são guiados pelo Espírito Santo do Senhor (Romanos 8:14).

DA LUZ. Falar sobre a “luz” conforme o evangelho das boas novas de Cristo, é a mesma coisa que falar sobre as verdades de Deus e sobre Deus. A luz, neste caso, nos ensina sobre a santidade de vida, que os servos de Cristo devem seguir, e também sobre o caminho da verdade que os mesmos devem trilhar. Viver como filhos da luz, é andar de tal maneira em transparência, ao ponto de, não se ter nada, do que se envergonhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário