Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Efésios 6:10-11

Efésios 6:10-11 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
NO DEMAIS, IRMÃOS MEUS. O escritor começa um novo tema de sua carta, falando sobre os embates espirituais, em que os servos de Deus devem se equipar com as armaduras de Deus, para então vencer a guerra contra o império das trevas. Essas são recomendações de Paulo diretivas a todos aqueles que faziam parte da igreja de Cristo, que estava na cidade de Éfeso, alertando sobre os cuidados que eles deveriam ter, no sentido de não serem derrotados nas batalhas espirituais contra o mal e as trevas.

FORTALECEI-VOS NO SENHOR. Não somente a igreja de Éfeso, mas todos aqueles que faziam parte do cristianismo, estavam em plena guerra espiritual, porque o objetivo do diabo com os seus demônios era acabar com a igreja de Cristo. Portanto, era mais que necessário que os servos de Cristo se preparassem para não perder, porem, para que isso fosse possível, eles tinham que se fortalecer em Cristo, Rei dos reis e Senhor de todos.

E NA FORÇA DO SEU PODER. Nesta batalha, os seguidores de Cristo estavam lutando contra inimigos hostis e invisíveis, que eram justamente o diabo, com os seus demônios, que estavam usando pessoas para tentarem conseguir seus objetivos. Falar sobre a força e o poder de Cristo é a mesma coisa que dizer que, o reino de Cristo estava a disposição da igreja remida para batalhar em prol daqueles que buscassem ao Senhor.

REVESTI-VOS. A partir de então, o apóstolo começa a usar metáforas militares, em uma linguagem bem compreensível para aquela época, no sentido de expressar suas ideias, no tocante à preparação dos irmãos para a guerra espiritual. O uso do verbo “revestir” nos ensina sobre algo a mais, como acessório, no que diz respeito a se proteger para a batalha. Hoje se usam coletes a prova de balas, mas antigamente eram outros acessórios.

DE TODA A ARMADURA DE DEUS. Mas, como a guerra não era no sentido físico, de um povo contra outro, mas era uma guerra espiritual, entre o reino da luz e o império do mal, as armas também deveriam ser espirituais e mão matérias. Estas armaduras de Deus são acessórios indispensáveis para que o bom soldado do reino de Cristo faça uma boa luta e por fim saia ganhando a batalha, contra o diabo, o mundo e as obras da carne.

PARA QUE POSSAIS ESTAR FIRMES. Uma das coisas que mais enfraqueceu o crescimento e o desenvolvimento do cristianismo foi justamente a apostasia, em que muitos abandonam a sua fé, ou por que se desviaram dos caminhos do evangelho, ou porque foram vencidos pelas tentações do inimigo. A preocupação do apóstolo ere de que os irmãos estivessem firmes na fé, não desistindo de Cristo, e vencendo as tentações.

CONTRA AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO. Já neste ponto, o autor mostra quem é de fato o grande inimigo da igreja de Cristo, contra quem os servos de Cristo têm que lutarem e vencer, que é justamente o diabo. As astutas ciladas do inimigo, é que ele usa as coisas do mundo, usa as pessoas para tentar nos atingir, e se utiliza também das concupiscências da carne para nos fazer fracassar na jornada cristã e na nossa fé em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário