Pesquisar este blog

sábado, 7 de janeiro de 2017

Efésios 6:12

Efésios 6:12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
PORQUE NÃO TEMOS QUE LUTAR. O apóstolo ensina estratégia de guerra espiritual aos seus leitores, com o objetivo a focarem suas armas de guerra no alvo certo, e não naquilo que não representa perigo para o povo de Deus. Não adianta guerrear contra aqueles que estão desarmados, porque a guerra real deve ser contra tudo que representa ameaça contra a nossa vida, contra a nossa alma. A luta que tem resultado positivo é quando se neutraliza ou se aniquila o inimigo certo, que vem contra nós, no caso o mal e as trevas.

CONTRA CARNE E SANGUE. Até mesmo os leitores mais simples desta mensagem entendem que a nossa luta não é contra as pessoas, porque a expressão “carne e sangue”, neste texto, representa as pessoas, o nosso próximo ou o nosso semelhante. Os judaizantes que se levantavam contra os servos de Cristo, bem como as autoridades do império romano, estavam sendo apenas usados pelos demônios contra o povo de Deus.

MAS SIM, CONTRA OS PRINCIPADOS. Contra quem seria a luta da igreja de Cristo? Contra os principados! E quem seriam estes principados? Neste caso do nosso texto em foco, dizem respeito a espíritos malignos, que estão a serviço de satanás e do império das trevas e do mal. Lúcifer se rebelou contra Deus e levou consigo um terço dos anjos de Deus. A partir de então, o diabo tem arregimentado suas forças contra Deus e os homens.

CONTRA AS POTESTADES. Da mesma forma, conforme essa passagem bíblica, estas potestades representam anjos das trevas que tem influencia sobre determinadas regiões da terra e de regiões celestes. É obvio que este já era um pensamento do judaísmo posterior, já do tempo dos profetas, em que se acreditava que os demônios mais fortes, chamados de entidades ou potestades, região suas legiões sobre nações e povos.

CONTRA OS PRÍNCIPES DAS TREVAS DESTE SÉCULO. Dentre os príncipes das trevas, estão incluídos os principados e potestades. Este século, diz respeito ao tempo que corresponde o período da igreja primitiva, até que haja homens sobre a terra, ou até o final do governo do anticristo. Estes principados tem a permissão de influenciarem autoridades, governantes e forças deste mundo, para combaterem contra a igreja.

CONTRA AS HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE. Não se sabe ao certo, humanamente falando, o número exato destes seres espirituais, que estão espalhados por todas as partes, combatendo contra os servos de Cristo. O que podemos conjecturar é que grande é o número de demônios que estão a serviço do diabo e do império das trevas. Os seguidores do Senhor Jesus precisam vencer todas estas forças do mal e das trevas.

NOS LUGARES CELESTIAIS. Paulo foi um homem de Deus que teve revelações profundas das coisas espirituais, e o que ele escreve nestes textos são verdades fortes. Ele repassa para os seus leitores que os principados, potestades e hostes espirituais ocupam regiões celestiais, de onde comandam ataques permanentes contra o povo de Deus. Certamente ele se refere aos céus atmosféricos ou ainda os céus siderais, o mundo cósmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário