Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Efésios 6:16-17

Efésios 6:16-17 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
TOMANDO SOBRETUDO O ESCUDO DA FÉ. Normalmente os escudos antigos eram feitos de madeira resistente, recoberto com camadas de peles bem curtidas, sendo que, os exércitos mais portentosos usavam escudos de metais mais leves. A fé é comparada a um escudo, porque esta era uma arma de defesa, e no caso da fé genuína em Cristo, ela nos protege dos ataques mais perigosos dos nossos inimigos espirituais. A fé nos fortalece para que continuemos nos caminhos do Senhor lutando pelo reino de Cristo.

COM O QUAL PODEREIS APAGAR TODOS OS DARDOS INFLAMADOS. Os dardos eram maiores do que as flechas, onde neles eram colocados tipos de materiais inflamáveis em que se colocava fogo, e era lançado contra os inimigos. Os escudos além de proteger, serviam para que o fogo não atingisse os soldados. A nossa fé tem o potencial de desfazer a fúria do inimigo, ao ponto de seus dados inflamados não nos atingirem jamais.

DO MALIGNO. A bíblia nos declara que o diabo anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Lúcifer se rebelou contra Deus, foi precipitado nas trevas, e anda buscando ocasião para prejudicar os representantes do reino de Deus. Satanás é chamado de maligno, porque todas as suas movimentações e influencias são voltadas para o mal. O inimigo sempre está usando seus instrumentos para nos atacar.

TOMAI TAMBÉM O CAPACETE. O capacete era um equipamento indispensável para o soldado que saia a guerra, porque a cabeça é o ponto mais vulnerável de um soldado na batalha. Nos tempos mais remotos da humanidade as guerras eram feitas na pedrada, de forma que, os inimigos tentavam atingir a cabeça dos seus adversários. Na guerra espiritual o capacete nos fala sobre proteger nossos pensamentos da influencia do mal.

DA SALVAÇÃO. O capacete da salvação nos fala sobre nossas convicções quanto a nossa fé em Cristo Jesus e sua obra perfeita de redenção. Se não protegermos a nossa mente dos ataques permanentes do adversário, terminamos duvidando do que o evangelho fala sobre o Cristo de Deus e das promessas gloriosas da nova aliança de Deus com a igreja remida de Cristo. O capacete da salvação protege nossos pensamentos das dúvidas.

E A ESPADA DO ESPÍRITO. Depois de todo equipado, com o escudo na mão, só faltava duas coisas para o soldado está preparado para a batalha, que era justamente o capacete na cabeça e a espada na mão, coisas que o seu escudeiro era quem fazia. A palavra Espírito está com letra inicial maiúscula, porque se refere ao Espirito de Deus, ele que nos entrega as principais armas espirituais para lutarmos pela causa do reino, e da salvação.

QUE É A PALAVRA DE DEUS. O Espírito Santo de Deus se utiliza justamente da palavra de Deus para que possamos vencer os nossos adversários nas batalhas espirituais. Veja que o Senhor Jesus se utilizou da palavra de Deus para vencer o diabo, quando do momento de sua tentação no deserto. Efetivamente só teremos condições de vencermos as tentações e as investidas do inimigo, se usarmos a palavra de Deus como arma de defesa e ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário