Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Efésios 6:21

Efésios 6:21 - Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios, e o que eu faço, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo.
ORA, PARA QUE VÓS TAMBÉM POSSA SABER. Como missionário transcultural que era, o apóstolo Paulo buscava espalhar a mensagem do evangelho onde Cristo ainda não era conhecido. Aonde chegava procurava fundar comunidades cristãs, e ao viajar para outros campos missionários, nem por isso abandonava os igrejas por ele fundadas. É tanto que procurava saber do estado espiritual dos seus filhos na fé, como também mantinha bem informados os seus companheiros de ministério e as igrejas sob sua supervisão.

DOS MEUS NEGÓCIOS. Da mesma forma que o apóstolo gostava de se manter informado do que ocorria com todas as igrejas por ele fundadas, da mesma maneira, ele se dispunha a manter o povo de Deus bem informado sobre o que acontecia com seu ministério. Em outras partes dos seus escritos o apóstolo deixa transparecer que, suas prisões não deveriam ser motivo de se esvanecer da fé, por tudo aquilo que ele tinha que passar, mas que servissem de estímulo, para que seus amigos tomassem como exemplo de fé.

E O QUE EU FAÇO. Estas informações não estão contidas nesta carta, porque eram informações pessoais, e que seriam transmitidas pessoalmente pelos emissários enviados por Paulo, conduzindo inclusive esta correspondência. Há que diga que estas informações eram sobre as atividades missionárias de Paulo, e seus trabalhos profissionais para se manter. Além de suas defesas nos tribunais civis quando se encontrava preso.

TÍQUICO. As informações que nos chegam são de que, esse amigo de Paulo era da cidade de Éfeso, na Ásia menor ocidental. Pelos indicativos das referências do Novo Testamento, Tíquico era um dos evangelistas itinerantes, que cooperava com o apóstolo Paulo, o representando nas várias igrejas, principalmente quando Paulo estava preso. Conforme as tradições cristãs, ele também acompanhava Paulo em suas viagens missionárias.

IRMÃO AMADO. Na verdade, esse tratamento era comum entre aqueles que faziam parte da igreja remida de Cristo. Porem, em se tratando do grande apóstolo dos gentios, isso nos cativa a atenção, porque Paulo, neste caso, não se considera superior ao seu companheiro de ministério. Já a referência em dizer que Tíquico era amado, isso fala da forma cordial e fraternal que o apóstolo tratava seus pares no ministério.

E FIEL MINISTRO DO SENHOR. Essa é uma afirmação de que, Tíquico fazia parte do ministério da igreja de Éfeso, não nos sendo revelado o cargo que ele exercia de fato. Porem, há quem diga que, ele era um evangelista, função essa que faz parte da lista dos dons ministeriais sinalizados por Paulo (Efésios 4:11). O escritor elogia seu amigo, como sendo um fiel ministro de Cristo, e esse é um registro importante sobre um ministro.

VOS INFORMARÁ DE TUDO. Além de conduzir esta carta de Paulo à igreja de Cristo na cidade de Éfeso, Tíquico levava consigo a responsabilidade de transmitir para a comunidade cristã daquele lugar, outras informações sobre o apóstolo Paulo. Eram tantas informações que não dava para escrever com papel e tinta, porem, Tíquico tinha tempo o suficiente para desenrolar todo o rolo, e testemunhas sobre seu amigo Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário