Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Efésios 6:7-8

Efésios 6:7-8 - Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
SERVINDO DE BOA VONTADE. Isso fala da boa disposição que os escravos deveriam ter em servirem aos seus senhores, fossem na presença deles ou também na ausência. Como pessoas que confessavam a fé em Cristo, os seus patrões esperavam que fossem pessoas melhores do que os seguidores das religiões pagãs. Não com má vontade, reclamando, murmurando, fazendo motins para se rebelarem, mas com alegria de coração, servindo aos seus patrões, e dando um bom testemunho como cristãos que eram.

COMO AO SENHOR. Da mesma forma que serviam a Cristo, de cabeça erguida, de boa vontade, com interessa de coração, de pronto ânimo, com disposição, coragem para fazer a vontade do Mestre. Da mesma forma, que os irmãos servissem aos seus patrões, com uma disposição notável, desejosos de cumprirem suas tarefas, fazendo com alegria tudo aquilo que seus senhores lhes determinassem para que fizessem. Sem importar suas posições inferiores perante a sociedade, mas que estivessem sempre dispostos.

E NÃO COMO AOS HOMENS. Essa comparação que o apóstolo coloca diante daqueles que mesmo sendo seguidores de Cristo, mas que eram escravos, foi inteligente, porque servia de estímulo, a fim de que eles tomassem ânimo em seus afazeres. Que os irmãos cumprissem suas obrigações diante de seus patrões, como se estivessem trabalhando para o Senhor e não para os homens. Por isso que se diz que, toda profissão é digna.

SABENDO QUE CADA UM RECEBERÁ. Verdade é que os escravos não recebiam dos seus patrões ou donos, nenhuma recompensa financeira por seus trabalhos executados. Mas, que os irmãos ficassem conscientes de que eles seriam recompensados por Deus, ele que é justo e reto para com todos. Ao se converterem, não melhorava suas condições sociais diante dos homens, todavia, diante da justiça divina era diferente.

DO SENHOR. Quem serve a Deus e ama ao Senhor com toda a sua alma, pode esperar que o Criador vai lhe abençoar em tudo. A bíblia diz que Deus trabalha em prol daqueles que nele esperam e confiam. Este “Senhor” sobre o qual o escritor se refere, dentro das páginas do Novo Testamento, geralmente, se refere a Cristo, mas que pode também ser atribuído a Deus Pai. Cristo Jesus é Senhor dos Senhores e Rei dos reis.

TODO O BEM QUE FIZER. Deus conhece tudo que acontece com a vida de todas as pessoas na terra. E quando ele ver que alguém pratica o bem, seja com quem for, o Senhor trata em recompensar positivamente a tal pessoa. Deus é o “bem em essência” por isso que ele ama quem pratica o bem para com o seu próximo, porque assim sendo, essa pessoa está desenvolvendo uma característica do seu criador, que é fazer o bem.

SEJA SERVO, SEJA LIVRE. “Seja servo”. Essa frase se refere aos escravos, sobre os quais o escritor vem se reportando dentro deste tema, servos e senhores. “Seja Livre”. Neste caso, Paulo escreve sobre aqueles que não eram escravos, mas que tinham melhores condições sociais do que os servos. Seja quem for se fizer o que é bom e correto, pode ter a certeza de que receberá do Senhor a recompensa positiva, isso porque Deus e justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário