Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Gálatas 2:12

Gálatas 2:12 - Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
PORQUE, ANTES QUE ALGUNS. Não se sabe ao certo, quanto tempo depois, da reunião entre Paulo e os líderes da igreja de Jerusalém, esse fato se deu. Mas, conjectura-se que depois que os líderes da igreja mãe de Jerusalém descobriram que já haviam muitas e grandes igrejas no mundo gentílico, começou-se então a invasão das igrejas fundadas por Paulo, quando na verdade havia um acordo de que, Pedro ficou responsável em evangelizar os seguidores do judaísmo e Paulo com os campos transculturais dos gentios.

TIVESSE CHEGADO DA PARTE. Verse que Pedro já estava visitando as igrejas fundadas por Paulo, o que seria uma invasão, até porque Pedro ficou com as igrejas e a evangelização de Israel e da Palestina, é o que se presume da reunião, e o que foi acordado entre Paulo e Pedro, Tiago e João. Agora, até emissários enviados por Tiago, também estavam visitando as igrejas fundadas por Paulo, não se sabe fazendo o que.

DE TIAGO. Segundo se tem afirmado os comentaristas bíblicos, e isso é sustentado pela tradição cristã, além das comprovações neotestamentárias, Tiago era de fato o líder principal das igrejas formadas de judeus que se converteram ao cristianismo. Como líder do ministério em Jerusalém, certamente Tiago desejava saber como se dava a liberdade pregada por Paulo nas igrejas gentílicas, que eram diferentes da igreja mãe em Jerusalém.

COMIA COM OS GENTIOS. Voltando ao caso de Pedro, Não se sabe se ele estava visitando as igrejas fundadas por Paulo como um fiscalizador ou se estava ali a convite do apóstolo dos gentios, Paulo. Verdade é que ele chegou na Antioquia primeiro do que os emissários de Tiago. Antes do pessoal de Tiago chegar, Pedro estava à vontade, comendo com os gentios, como se um deles fossem, se alimentando das mesmas coisas.

MAS, DEPOIS QUE CHEGARAM. Quem chegou? A tropa de choque da parte de Tiago! Há quem diga que Tiago enviou seus emissários para fiscalizar o comportamento de Pedro no mundo gentílico, mas também existem aqueles que defendem que Tiago estava mesmo era curioso em saber como era o modo de vida dos gentios convertidos ao cristianismo, isso depois de receber a visita de Paulo e saber que muita gente havia se convertido.

SE FOI RETIRANDO E SE APARTOU DELES. Neste ponto, Paulo argumenta o comportamento dúbio de Pedro, a quem ele diz ser repreensível. Até certo ponto se entende o jeito em que Pedro estava agindo, olhando o fato de que ele pertencia à igreja de Jerusalém, que era uma comunidade cristã absolutamente legalista. Mas por outro lado, é correta a crítica de Paulo, porque ele estava agindo com dupla personalidade.

TEMENDO OS QUE ERAM DA CIRCUNCISÃO. Quem eram estes que faziam parte da circuncisão? A realidade é que, as igrejas de Israel e arredores, aceitavam de que Jesus era o Messias, mas continuavam com os costumes e as tradições do judaísmo. De forma que, as igrejas eram compostas de pessoas vinda do judaísmo, e se alguém se convertia e não era circuncidada, os líderes da igreja exigiam que tal pessoa fosse circuncidada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário