Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Gálatas 2:13

Gálatas 2:13 - E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
E OS OUTROS. Os assuntos abordados por Paulo nestes textos de sua carta, nos dá a oportunidade de apreendermos sobre duas igrejas que haviam no tempo dos apóstolos. As igrejas que estavam ligadas aos líderes cristãos de Israel, que eram judeus legalistas, que se converteram ao cristianismo. E as outras igrejas compostas de gentios convertidos ao cristianismo, que foram as comunidades cristãs alcançadas com o evangelho da graça, pregado pelo apóstolo dos gentios e os seus amigos de ministério.

JUDEUS. Não somente em Israel e na Palestina haviam judeus convertidos ao cristianismo, mas em todas as partes do mundo antigo também. Nas cidades onde Paulo fundava igrejas cristãs, também haviam judeus que se convertiam ao cristianismo, só que eles viviam de acordo com o evangelho da graça pregado por Paulo e os ministros consagrados por ele. Mas os judeus vindos da igreja sede de Jerusalém, se converteram ao cristianismo, mas, viviam como no tempo da lei de Moisés, o que Paulo não aceitava.

TAMBÉM DISSIMULARAM. O que estava acontecendo na igreja da Antioquia? Antes da chegada de Pedro e os emissários de Tiago, os judeus que faziam parte da igreja cristã daquela cidade viviam conforme os ensinos de Paulo. Pedro chegou e no primeiro momento nada mudou. Mas, com a chegada dos emissários de Tiago, Pedro mudou de comportamento, e os demais judeus também seguiram o exemplo de Pedro.

COM ELE. Neste momento se instala uma divisão na igreja de Antioquia, porque os que eram judeus se voltaram a cumprir a legislação de Moisés, enquanto que, os gentios convertidos ao cristianismo continuavam seguindo o evangelho da graça pregado por Paulo. Hoje isso acontece também, duas igrejas dentro de uma só, no que tange a determinadas denominações, isso porque, alguns são radicais e outros um tanto liberais.

DE MANEIRA QUE ATÉ BARNABÉ. Barnabé havia participado juntamente com Tito da reunião que Paulo fez com os apóstolos de Jerusalém, e viu em loco o acordo que foi feito entre Paulo Tiago, Pedro e João, que eram as colunas das igrejas em Israel. Barnabé era judeu, e com a chegada do grupo de Jerusalém, se deixou levar pela onde de legalismo que procurava penetrar naquela comunidade cristã na cidade de Antioquia.

SE DEIXOU LEVAR. Mesmo sabendo que nas igrejas gentílicas não deveriam prevalecer os costumes do judaísmo, porem, mesmo assim, Barnabé se deixou arrastar por aquela nova modalidade de cristianismo. Esse era um momento decisivo para a sobrevivência das igrejas gentílicas fundadas por Paulo. Se Paulo se deixasse vencer por tal movimento, talvez o cristianismo verdadeiro não tivesse prevalecido, mas sim, o judaísmo cristão.

PELA DISSIMULAÇÃO. Dissimulação é uma palavra que, dentro deste texto tem o mesmo significado de hipocrisia religiosa. É a vida religiosa de aparência, quando a pessoa vive de tal maneira para agradar aos outros, mas não de suas convicções pessoais. Todos tinham certeza de que, o que Paulo pregava estava certo para as igrejas do mundo gentílico, porem, viviam doutro modo, como se estivessem praticando o judaísmo cristão legalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário