Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Gálatas 2:8

Gálatas 2:8 - (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios).
PORQUE AQUELE. O autor tanto se refere a Deus Pai, quanto ao Senhor Jesus Cristo, porque ambos foram quem chamaram a Pedro pelo Espírito Santo para liderar com o evangelho de Cristo entre os judeus. Deus em Cristo, mediante o seu Espírito tinha planos importantes para os judeus, é tanto que, Cristo veio para o que era seu, conforme o que está registrado no evangelho de (João 1:11). Com a ascensão de Cristo, ele deixou a Pedro que continuasse com suas atividades voltadas para os judeus.

QUE OPEROU EFICAZMENTE. A tradição cristã aceita de que o cristianismo surgiu como filho do judaísmo, desta forma, era mais que natural que Deus estava agindo para que a nova dispensação da graça tivesse seus começos dentro do ambiente do judaísmo. O Messias veio na plenitude dos tempos e concentrou suas atividades entre os seus compatriotas, buscando levar os seguidores do judaísmo a uma nova realidade, baseados em uma nova proposta, conforme o evangelho das boas novas de Cristo Jesus.

EM PEDRO. Com a ascensão de Cristo para se assentar a destra de Deus (Atos 1:9-11), Pedro como líder do grupo, juntamente com Tiago e João, além dos demais apóstolos, tinham a importante missão de pregarem o evangelho para os judeus. E Pedro se destacou como alguém do grupo dos doze, que havia sido designado pelo Senhor Jesus para fazer missões entre os judeus. Assim como Paulo foi enviado aos gentios.

PARA O APOSTOLADO DA CIRCUNCISÃO. Não era tarefa nada fácil para Pedro liderar os trabalhos de evangelização aos judeus, até porque, os seguidores do judaísmo tinham rejeitado o próprio Cristo, como sendo o Messias de Deus. Porem, Cristo já havia arrebanhado um bom número de seguidores, e Pedro precisa liderar este povo, dentre os judeus, inclusive os demais apóstolos, bem como os que também eram discípulos.

TAMBÉM OPEROU EM MIM. O que chega ao conhecimento da igreja de hoje é que os trabalhos liderados por Pedro com a cooperação dos demais apóstolos entre o povo judeu prosperou, mesmo com todas as dificuldades. Da mesma forma, ou até muito mais, Deus operou poderosamente no ministério de Paulo, ele que fora designado por Cristo a exercer seu ministério apostólico para com as demais nações do mundo, os gentios.

COM EFICÁCIA. Historicamente é reconhecido por todos, que o apóstolo Paulo teve sua grande importância no tempo da igreja primitiva, desbravando novos campos missionários transculturais. Verdade é que, no primeiro século de nossa era cristã, o cristianismo cresceu e se desenvolveu mais no mundo gentílico, do que em Israel e na Palestina. E isso se deve aos trabalhos pioneiros de evangelização executados por Paulo.

PARA COM OS GENTIOS. Quando Paulo se converteu ao Cristianismo, quem sabe havia a intenção dele se juntar ao grupo dos apóstolos, e Pedro até apoiou a ideia, porem, como isso não estava nos planos de Cristo, não deu certo. Foi quando depois de mais de três anos, Paulo descobriu que sua missão seria em campos transculturais, pregando o evangelho das boas novas de Cristo, onde Cristo ainda não era conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário