Pesquisar este blog

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Gálatas 3:22

Gálatas 3:22 - Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
MAS A ESCRITURA. Geralmente os escritores usam a palavra Escrituras no plural se reportando a todas as literaturas religiosas do povo judeu. Alguns comentaristas bíblicos chegam a dizer que, o uso da palavra Escritura no singular é porque havia a intenção do apóstolo dos gentios, em destacar a lei específica de Moisés, que os judeus tinham tanto respeito e consideração que separavam os escritos de Moises dos demais, principalmente os judeus ortodoxos, como sendo vinda de Deus, e das mãos de Moisés.

ENCERROU TUDO. Essa é uma expressão que tipifica a lei como uma masmorra em que alguém ficava preso sem ter nenhum tipo de liberdade, ao ponto de não ter direito nem de ver a luz do sou, porque era um cárcere bem profundo, nas partes mais baixa de uma prisão pública. Aqueles que se submetiam as exigências da legislação de Moisés, principalmente quem era circuncidado, porque assumia compromisso de fidelidade, se sentiam presos aos mandamentos e estatutos da lei, para o resto de suas vidas.

DEBAIXO DO PECADO. Este era o julgo a que eram submetidos os que viviam sob a lei de Moisés, isso porque, em tudo os seguidores do judaísmo viam pecado, e desta forma, se transformavam em escravos e não livres. A opressão era o que prevalecia, e o medo era dominante, porque as regras eram rígidas, e se alguém quebrasse qualquer um dos mandamentos da lei, já era esperando o castigo e a repreensão como recompensa.

PARA QUE A PROMESSA. Como Deus é misericordioso, compassivo e benevolente, lembrou-se da promessa feita ao patriarca Abraão de por meio do seu descendente, o Cristo, abençoar todas as nações do mundo, os gentios. No entendimento de Paulo, a promessa feita a Abraão não se cumpriu nos seus descendentes, Isaque, Jacó e os filhos de Israel como nação, mas vindo o Messias de Deus, a promessa se cumpria na Igreja.

PELA FÉ. Abraão tomou posse da promessa de Deus, por isso que está escrito: E creu Abraão e isso lhe foi imputado como justiça. Da mesma forma é que os remidos de Cristo tomam posse da promessa de Deus, crendo em Cristo Jesus, como sendo o descendente de Abraão sobre o qual todas as nações do mundo são abençoadas. Nesta nova aliança de Deus com a igreja de Cristo, os salvos entram simplesmente com a sua fé em Cristo.

EM JESUS CRISTO. Uma das frases mais conhecidas em termos de soteriologia é aquela que diz: Crer no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa. E outra vez: Para que todo aquele que nele crer, não pereça mais tenha vida eterna. Quem quiser tomar posse da promessa de Deus, tem que crer no poderoso nome de Cristo Jesus e na sua obra perfeita de redenção. Em Jesus Cristo, Deus estava reconciliando o mundo consigo mesmo.

FOSSE DADA AOS CRENTES. Pela fé é que os discípulos de Cristo tomam posse das promessas de Deus. Desde os tempos da igreja primitiva que os servos de Cristo e todos aqueles que se convertiam ao cristianismo eram chamados de crentes, e isso, muito mais nos dias de hoje. Crentes, porque acreditam que Jesus Cristo é o Messias de Deus, que se manifestou como sendo o Emanuel, Deus entre os homens para salvar os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário