Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Gálatas 3:28-29

Gálatas 3:28-29 - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
NISSO NÃO HÁ JUDEU NEM GREGO. A implantação do verdadeiro cristianismo na terra foi o maior avanço religioso do mundo, porque Deus em Cristo estava efetivamente implantando a democracia religiosa em todo o mundo. Na nova dispensação da graça, o evangelho como sendo a legislação de Cristo, determina que não há exclusivismo religioso nem para o povo de Israel nem para as demais nações do mundo, isso porque, Deus não faz acepção de Pessoas. As barreiras do monopólio religioso foram derribadas.

NEM SERVO NEM LIVRE. Desde os tempos mais remotos da história da humanidade que a sociedade sempre foi dividida em classes sociais, com a grande massa de proletariado em que, do outro lado se encontrava uma minoria de ricos privilegiados. Na igreja de Cristo, em termos de comunhão com Deus, não tem escravos nem livres, nem ricos nem pobres, porque todos são iguais perante os olhos de Deus, e é assim que deve ser.

NÃO HÁ MACHO NEM FÊMEA. Mas, foi justamente neste ponto, onde houve o maior de todos os avanços, principalmente em comparação entre o cristianismo e o judaísmo. Uma vez que, o judaísmo desenvolveu uma cultura machista em que não era diferente das demais religiões pagãs, neste aspecto. Já o cristianismo implantou com o passar dos séculos, a boa democracia de convivência entre as mulheres cristãs e os homens.

PORQUE TODOS VÓS SOIS UM EM CRISTO JESUS. Um dos pontos fortes do cristianismo foi à implantação da reconciliação horizontal e vertical, em que Deus estava reconciliando consigo mesmo o mundo, com a implantação da cultura da paz também entre todos os homens. Em torno na igreja de Cristo a unidade e a união é que fortalece o elo de ligação entre todos os membros do corpo espiritual de Cristo, que é a igreja.

E SE SOIS DE CRISTO. Neste debate, ou a pessoa era da lei ou então de Cristo. Para Paulo não tinha como reconciliar uma coisas com a outra, ou a pessoa seguia ao judaísmo ou havia se convertido ao cristianismo e, portanto, se era alguém de Cristo, agora tinha que optar pelo evangelho das boas novas, como sendo a legislação de Cristo. E ser de Cristo era fazer parte da família de Deus, que fez promessas a Abraão.

ENTÃO SOIS DESCENDENTES DE ABRAÃO. Por que o escritor diz que os cristão são descendentes de Abraão? Porque a promessa de Deus para o patriarca era de que por meio dele, todas as nações do mundo seriam abençoadas, e isto é confirmado na vida daqueles que acreditavam no verdadeiro descendente de Abraão, que não era Isaque, nem Jacó, e nem muito menos os israelitas, mas era Cristo Jesus, conforme a promessa.

E HERDEIROS CONFORME A PROMESSA. Herdeiro de Que? Pela palavra defendida pelo apóstolo dos gentios, das promessas de Deus feitas a Abraão. Tais promessas foram feita a Abraão, porem, se cumpririam no seu descendente, que é Cristo. E por meio de Cristo, tais promessas também alcançariam todas as nações do mundo, e isso se tornou realidade na vida da igreja de Cristo. Todos que fazem parte da igreja são herdeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário