Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:28-29

Gálatas 4:28-29 - Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
MAS NÓS, IRMÃOS. Paulo se inclui entre aqueles que, conforme as promessas de Deus, são gerados pelo Espírito de Deus, isso porque são nascidos de cima. Como também busca alimentar a esperança dos que faziam parte da igreja cristã na Galácia, mesmo percebendo de que precisavam seguir o evangelho e não o que ensinavam os judaizantes ou os cristãos legalistas. Chamar os seus leitores de irmãos, esse era um costume do apóstolo dos gentios em todas as suas epístolas como tratamento fraternal.

SOMOS FILHOS DA PROMESSA. Que promessa? Neste caso, o apóstolo se refere à promessa feita a Abraão de abençoar todas as nações do mundo por meio do descendente do patriarca, que veio a ser o Messias, na pessoa bendita de Cristo Jesus. A igreja nasceu do coração de Deus em cumprimento da sua aliança com Abraão, e isso se deu antes da promulgação da legislação de Moisés e que se cumpriu na igreja de Cristo.

COMO ISAQUE. Porque como Isaque? Porque o nascimento de Isaque se deu por meio de um milagre da parte de Deus na vida de Abraão, uma vez que, tanto Abraão quanto sua mulher não tinham mais condições de gerar um filho, principalmente Sara que era estéril e não podia gerar filhos. O cumprimento desta promessa na igreja foi também um milagre da parte de Deus, porque Israel não esperava que fosse pela graça, mas pela lei.

MAS COMO ENTÃO AQUELE QUE ERA GERADO SEGUNDO A CARNE. Paulo fala sobre Ismael que não foi gerado conforme a promessa de Deus feita a Abraão, porem, por um incidente tempestuoso da parte de Sara e de Abraão. Primeiro, porque Abraão não estava se deitando com sua legítima esposa, e, portanto, estava cometendo um adultério. Depois, o que Sara fez foi um ato de incredulidade, não confiando na promessa de Deus.

PERSEGUIA. Certamente o apóstolo se refere ao fato de que Ismael havia nascido primeiro do que Isaque, desta forma, mesmo que não tivesse os mesmo direito de Isaque, mas era motivos de chacota da parte do filho da escrava sobre o filho de Sara. As tradições dos judeus apontam que Ismael intentou contra a vida de Isaque, mesmo que de brincadeira, porque segundo se pressupõe, se Isaque morresse, ele seria o herdeiro.

O QUE O ERA SEGUNDO O ESPÍRITO. Porque Isaque nasceu segundo o Espírito? E vale salientar que a palavra Espírito está com a inicial maiúscula, o que se refere ao Espírito de Deus. Porque Deus quando fez a promessa a Abraão, assim o fez pelo seu Santo Espírito, como também o seu cumprimento. Não é diferente no que tange a igreja de Cristo, que tem sido herdeira das promessas segundo o Espírito de Deus tem falado e cumprido.

ASSIM É TAMBÉM AGORA. Ismael de alguma forma perseguia a Isaque, seja no campo físico ou em termos de discriminação psicológica, e isso era conhecido dos judeus todos. Paulo traz para os seus dias, quando ele mesmo era vítima dos judaizantes, e nesta região da Galácia pelos Cristãos legalistas também. Não foram poucas as perseguições impetradas pelos seguidores do judaísmo contra os seguidores do cristianismo, a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário