Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:5-6

Gálatas 4:5-6 - Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
PARA REMIR. A lei expirou, quando cumpriu suas funções para as quais havia sido entregue pro Moisés aos filhos de Israel. Deus enviou o seu filho com propósitos bem definidos e a vinda do Messias de Deus já havia sido prometida e programada pelo Deus que fez aliança com Abraão de abençoar em seu descendente, Cristo, todas as nações do mundo. E o apóstolo dos gentios declara com muita propriedade neste texto o principal motivo da vinda do Cordeiro de Deus, que era remir a humanidade do pecado e da morte.

OS QUE ESTAVAM DEBAIXO DA LEI. Antes da vinda do Messias de Deus, o único caminho que havia para que o ser humano se aproximasse de Deus, somente por meio da legislação de Moisés, o que era exclusividade dos israelitas, porque o pacto da lei era nacionalista e exclusivista para os judeus. A vinda de Cristo foi efetivamente para libertar o seu povo dos seus pecados. Como Israel rejeitou o seu Cristo, a igreja o aceitou.

A FIM DE RECEBERMOS A ADOÇÃO DE FILHOS. Com a manifestação do Emanuel de Deus, em que por meio do seu Messias Deus mesmo veio remir os seus escolhidos, a porta se abriu para os gentios, cumprindo assim a promessa feita a Abraão, em que por meio do seu descendente, todas as nações do mundo seriam benditas, inclusive Israel. Agora, todos quantos recebem a Cristo como senhor e Salvador são filhos de Deus (João 1:11-12)

E PORQUE SOIS FILHOS. Quem não conhece a palavra de Deus, na tentativa de se incluir entre os que fazem parte da família de Deus, afirma que são filhos de Deus. Todavia, segundo as Escrituras, todos são criaturas de Deus, mas, nem todos são filhos de Deus. De acordo com o evangelho, os filhos de Deus são aqueles que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, bem como todos aqueles que são guiados pelo Espírito Santo (Romanos 8:14).

DEUS ENVIOU AOS VOSSOS CORAÇÕES. Este próprio texto confirma de que somente aqueles que são filhos de Deus (por adoção) são quem têm o privilégio de receberem em seus corações o Espírito Santo de Deus. Essa promessa já havia sido feita, ainda no tempo da Velha dispensação da lei (Joel 2:28-29). Cristo também confirmou essa mesma promessa (João 16:7) que foi cumprida no dia de pentecostes, conforme (Atos 2:1-4).

O ESPÍRITO DE SEU FILHO. Este é o mesmo Espírito de Deus, que gerou a Jesus Cristo e o acompanhou durante toda a sua vida e ministério. Neste texto se percebe a presença da Trindade Santa de Deus, com a presença do Deus pai, que envia aos corações dos seguidores do evangelho o Espírito Santo, que também é o mesmo Espírito do Filho de Deus, Jesus Cristo. Deus é um em três pessoas, Deus Pai, Deus Espírito Santo e Deus Filho.

QUE CLAMA: ABA, PAI. Romanos 8:14-16 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. A expressão “Aba Pai” nos dá a certeza de que somos filhos verdadeiros de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário