Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:7-8

Gálatas 4:7-8 - Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
ASSIM QUE JÁ NÃO ÉS MAIS SERVO. O escritor volta a falar sobre o filho que era colocado pelo seu pai sob a tutela de um escravo ou servo dele, até que se completasse sua maioridade. O que acontecia também em uma metáfora comparativa com aqueles que estavam debaixo da tutela da lei de Moisés, até que veio o tempo da dispensação da graça de Deus, por Jesus Cristo. Depois da vinda do descendente de Abrão, Jesus Cristo, a quem foi feita a promessa, os que são de Cristo, são filhos de Deus e herdeiros de Deus.

MAS FILHO. Como se tornar um filho de Deus, conforme a sua palavra? Mesmo cumprindo as exigências da legislação de Moisés, os judeus não tinham a garantia de que eram filhos de Deus, poderiam dizer que eram descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Agora, já no tempo da nova aliança de Deus com a igreja de Cristo, quem aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, tem a garantia de que é filho de Deus (João 1:11).

E SE ÉS FILHO. Por que o autor condiciona “se” és filho? Porque somente os que se enquadram nos parâmetros da nova legislação de Cristo é que podem dizer que são filhos de Deus. Em termos gerais, todos são filhos de Adão, os judeus são filhos de Abraão por descendência, mas os filhos de Deus, de acordo com o evangelho da verdade, são aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, conforme (Romanos 8:14,16).

ÉS TAMBÉM HERDEIRO DE DEUS. Como os judeus se achavam descendentes de Abraão, e com isso herdeiros das promessas que Deus fez ao patriarca, da mesma forma, os que por meio de Cristo se tornam filhos por adoção de Deus, são herdeiros de todas as promessas do Pai. E estas promessas conforme o evangelho das boas novas de Cristo é a salvação, vida eterna em Deus por Cristo Jesus e todas as promessas eternas feitas à igreja.

POR CRISTO. Cristo é o elo de cumprimento de todas as promessas presentes e futuras de Deus para a igreja remida. Primeiro, porque conforme as explicações que o autor vem dando, Cristo é o descendente de Abraão, em que as promessas se cumprem. Depois, em Cristo é que Deus fez se cumprir a nova aliança da graça divina. Portanto, como Moisés foi um dos mediadores da lei para Israel, Cristo é o único Mediador da nova aliança.

MAS, QUANDO NÃO CONHECÍEIS A DEUS. Tendo escrito de forma ostensiva para os judaizantes e também para os cristãos legalistas, que queriam harmonizar o cristianismo com o judaísmo. Agora Paulo se volta para os gentios que haviam se convertido ao cristianismo. Eles que não conheciam a Deus, porque não seguiam o judaísmo, mais sim, ao paganismo, fazendo parte das seitas heréticas e das religiões pagãs.

SERVÍEIS AOS QUE POR NATUREZA NÃO SÃO DEUSES. Essa palavra não é dirigida aos judeus, porque eles não adoravam nem serviam aos ídolos nem as imagens de esculturas, porque sempre foram monoteístas. Mas, esta mensagem é dirigida aos gentios que se converteram ao cristianismo, mas que antes serviam aos falsos deuses. O cristão verdadeiro não pode nem deve adorar ou servir aos ídolos e as imagens de escultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário