Pesquisar este blog

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:18-19

Gálatas 5:18-19 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia.
MAS, SE SOIS GUIADOS. Estes dois versículos fazem contrastes entre si, porque determinam rumos diferentes na vida de uma pessoa, mostrando o caminho daqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, e no inverso, aqueles que são dominados e viciados pelas obras da carne. Quem norteia o final da história de um ser humano são os seus professores, tutores e guias, então a pergunta é: Quem está guiando o nosso destino? Quem deseja chegar no céu com Cristo, deve ser guiado pelo Espírito de Deus.

PELO ESPÍRITO. Paulo começa o capítulo quatro desta carta falando sobre o menino que antes de alcançar a maturidade, ele era guiado por tutores e curadores. Mas, quando alcançava maioridade deixava de ser igual a um escravo para ser filho. Na nova dispensação, quem aceita a Cristo passa a ser filho de Deus (João 1:11). E os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus (Romanos 8:14). A palavra “Espírito” está posta com a primeira letra Maiúscula, porque se trata do Espírito Santo de Deus.

NÃO ESTAIS DEBAIXO DA LEI. Somente aqueles que seguiam ao judaísmo é que estavam debaixo da lei, e com isso obrigados a cumprirem todas as exigências da legislação de Moisés, coisa que nem mesmo os judeus estavam conseguindo, quanto mais os gentios, que se tornavam prosélitos do judaísmo. O Messias veio justamente para libertar os seus discípulos da servidão da lei, instituindo a sua legislação pelo evangelho da graça.

PORQUE AS OBRAS DA CARNE. A partir de então, o escritor faz o contraste entre os que são guiados pelo Espírito de Deus e os que não se deixam ser guiados pelo Espírito Santo, porque são dominados pelas obras da carne. Estas obras da carne caracterizam os homens naturais que vivem em torno das coisas materiais e que se deixam dominar pelos prazeres desta vida terrena. O homem natural vive pelas obras da carne.

SÃO MANIFESTAS, AS QUAIS SÃO. As Escrituras apontam de que há uma diferença entre os que servem a Deus e os que não servem. A pessoa que ainda não vive pela sua fé em Cristo Jesus e, que, portanto, ainda não passou pelo processo do novo nascimento ou regeneração espiritual é programada a viver conforme os padrões deste mundo enganador. De forma que, é perceptível a manifestação das obras da carne em sua vida.

ADULTÉRIO, PROSTITUIÇÃO. Nesta sua lista em que enumera as obras da carne é natural que o escritor dê início falando dos pecados sexuais que na sua época eram os mais praticados. Nos países do oriente médio era onde mais se permitiam os pecados da bigamia, poligamia, adultério e prostituição. Nos dias atuais isso tem se tornado uma praga social sem precedente, uma vez que, a prostituição se tornou uma coisa normal.

IMPUREZA, LASCÍVIA. A impureza, neste caso, descreve sobre todos os tipos de relações sexuais ilícitas, tais como a prostituição, adultério, prevaricação, fornicação, homossexualismo masculino ou feminino, em fim, toda e qualquer relação sexual que não esteja de acordo com o que é permitido pelas Escrituras. Os homens têm si tornado como animais irracionais em busca da prostituição e as mulheres não são diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário