Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:7-9

Gálatas 5:7-9 - Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. Um pouco de fermento leveda toda a massa.
CORRÍEIS BEM. O autor usa uma metáfora esportiva para representar o estado decaído dos seus leitores que estavam se desviando do verdadeiro evangelho de Cristo para o retrocesso da lei de Moisés. Antes da chegada dos cristãos legalistas de Jerusalém, os seguidores de Cristo em todas as igrejas da Galácia estavam indo muito bem, conforme o que tinham ouvido dos ensinos transmitidos por Paulo e seus companheiros de ministério. Todavia, neste momento, já não mais andavam conforme a graça de Deus.

QUEM VOS IMPEDIU. Os esportistas, tanto romanos quanto gregos, que disputavam as olimpíadas daquela época eram submetidos aos vários obstáculos na trajetória até chegar ao ponto final da corrida. No caso dos seguidores de Cristo na Galácia, algo parecido estava acontecendo, onde os judaizantes procuravam atrapalhar a marcha da igreja de Cristo, que de início transcorria bem, mas que agora estava apostatando da fé.

PARA QUE NÃO OBEDEÇAIS. Nas corridas esportivas haviam muitas regras a serem obedecidas pelos atletas participantes, e a quebra de tais regras levava o participante a ser eliminado, mesmo que chegasse em primeiro lugar. Quando Paulo esteve pregando o evangelho de Cristo naquela região, ele passou para seus filhos na fé as regras do evangelho de Cristo, que eram segundo a graça de Deus e não de acordo com a lei.

A VERDADE? Esta verdade sobre a qual se reporta o apóstolo dos gentios, diz respeito a tudo que está envolvido na nova dispensação da graça de Deus com a humanidade por meio da nova aliança implantada por Cristo Jesus. A verdade é que na nova dispensação, o homem entra com a sua fé em Cristo Jesus, confiança na sua obra perfeita de redenção, enquanto que Deus entra com a sua graça, que é um favor não merecido.

ESSA PERSUASÃO NÃO VEM DAQUELE. Daquele que vos chamou, diz respeito ao Deus eterno, Deus de amor, bondade e misericórdia, que por sua graça mudou o seu jeito de lidar com a humanidade, onde por meio da propiciação de Cristo, estabeleceu a paz com os homens. A persuasão a que o escritor cita, diz respeito ao modo como os cristãos legalistas convenceram aos Gálatas que eles eram obrigados a guardarem a lei de Moisés.

QUE VOS CHAMOU. O próprio Paulo dava testemunho por onde passava da forma graciosa com que foi chamado por Deus. A chamada a que o apóstolo faz menção envolve a eleição, a escolha e até a predestinação dos remidos de Cristo. Paulo faz lembrar aos seus leitores de que eles foram chamados por Deus para uma vida de fé, e não para se sujeitarem ao código da letra, que nem os judeus foram capazes de cumprir.

UM POUCO DE FERMENTO LEVEDA TODA A MASSA. O que o apóstolo estava tentando dizer aos seus leitores era de que, os ensinos heréticos transmitidos pelos cristãos legalistas de Jerusalém, que invadiram os campos missionários conquistados por Paulo, mesmo que fossem tais ensinos inofensíveis, terminava por destruir a fé que uma vez foi dada aos santos. As heresias têm efeitos destruidores que contaminam a fé cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário