Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de março de 2017

Gálatas 6:8

Gálatas 6:8 - Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
PORQUE O QUE SEMEIA. O escritor continua se utilizando de uma metáfora bem conhecida, baseada nas atividades agrícolas, que eram peculiares dos tempos em que fora escrito o Novo Testamento. O semear, nos fala dos trabalhos próprios do homem do campo, em que envolve muitas atividades para se chegar à tarefa da semeadora de algum tipo de semente. Em se tratando da semeadora na vida, não é diferente, uma vez que, cada ação que o homem pratica representa uma semente lançada em sua conta.

NA CARNE. O semear na carne, certamente se refere às obras da carne, sobre as quais o apóstolo escreveu em Gálatas 5:19-21 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia. Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias. Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas. Semear na carne é praticar todas estas obras alistadas pelo escritor ou algumas delas. Esse tipo de semeadora não é boa para ninguém.

DA CARNE CEIFARÁ. A própria ciência afirma que, sobre toda ação existe uma reação, quem semeia vento, colhe tempestade. Quem semeia os pecados da prostituição termina colhendo as doenças sexualmente transmissíveis ou problemas dentro da conjuntura familiar. Quem cria problemas dentro das igrejas, termina sendo vomitado dela mais sedo ou mais trade. Quem pratica os vícios termina sendo vítima deles com as doenças.

A CORRUPÇÃO. Por fim, o resultado de quem semeia as obras da carne não é nada bom, porque esta corrupção sobre a qual se reporta o apóstolo dos gentios é justamente os efeitos negativos das enfermidades e da própria morte. Bem como a corrupção espiritual que representa a morte eterna, também chamada de segunda morte ou separação eterna de Deus. A corrupção espiritual é a condenação no inferno, e no lago de fogo e enxofre.

MAS O QUE SEMEIA NO ESPÍRITO. Do outro lado e no extremo oposto, encontramos aqueles que semeiam no Espírito, que são aqueles que vivem para o Espírito (Gálatas 5:25), quem anda no Espírito (Gálatas 5:16) e os que são guiados pelo Espírito (Gálatas 5:17). Paulo se refere aos frutos do Espírito Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

DO ESPÍRITO. Tanto na frase anterior, quanto nesta, a palavra “Espírito” está escrita com a letra inicial maiúscula, porque se refere ao Espírito Santo de Deus, ele que esta preparando e equipando os remidos de Cristo para o dia glorioso do arrebatamento da igreja amada de Cristo Jesus. Ninguém tem capacidade de produzir uma boa semeadora na esfera espiritual, sem a ajuda do Espírito de Deus, é ele quem nos capacita em tudo.

CEIFARÁ A VIDA ETERNA. A colheita daqueles que vivem de acordo com os frutos do Espírito de Deus é totalmente oposta à colheita daqueles que vivem conforme as obras da carne. Quem se deixa lapidar pelo Espírito Santo, quem vive pelo Espírito de Deus, quem anda pelo Espírito de Cristo, terá um destino eterno feliz e abençoado, porque seu futuro será a vida eterna, que é sinônima de Salvação, vida feliz, vida abundante em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário