Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de março de 2017

Hebreus 3:17

Hebreus 3:17 - Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
MAS, COM QUEM. O escritor se refere ao que ocorreu em (Números 14:26-38) em que o Senhor fala com Moisés e com Arão de que aqueles que murmuraram contra o Senhor, não entrarão na terra prometida, Canaã. Com isso, o autor alerta aos hebreus de que Deus estava propondo, por meio do seu Filho Jesus, o Messias, um novo pacto com a humanidade, e que os hebreus não deveriam se voltar contra os planos do Senhor.

SE INDIGNOU. Deus é amor, bondade e misericórdia, mas ele também chega a tomar certas atitudes, no sentido de não se deixar escarnecer, nem pelo seu povo, nem muito menos pelos incrédulos. Na bíblia está escrito que, Deus é um fogo consumidor e que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Por amor aos seus servos, muitas vezes Deus corrige os que são seus, para o próprio bem daqueles que invocam o seu nome.

POR QUARENTA ANOS? Com todos os embaraços que pudessem surgir desde o Egito até a terra de Canaã, os comentaristas afirmam de que, o máximo de tempo que os filhos de Israel poderiam gastar na viagem seria mais ou menos quatro nos. No entanto, por causa da tentação de Massá e da provocação de Meribá, o Senhor determinou ou permitiu que eles passagem quarenta anos perambulando naquelas terras desertas.

NÃO FOI PORVENTURA. Deus em cumprimento as suas promessas feitas a Abraão tirou o seu povo da terra da escravidão, o Egito, e os levava nos braços para os introduzirem em uma terra que manava leite e mel, a terra de Canaã. Mas, não demorou até que os filhos de Israel se mostrassem obstinado e rebelde, quando nesta provação de Horebe murmuraram contra Moisés e contra o Senhor. O pecado da desobediência tem suas consequências, bem como o sentimento de apostasia, e os resultados são desastrosos.

COM OS QUE PECARAM. Qual foi o pecado dos que pereceram no deserto? Eles tentaram ao Senhor e lhe provocaram a ira. Êxodo 17:2 - Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? E Êxodo 17:7 - E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não? Por conta de tais fatos, os desobedientes pereceram no deserto.

CUJOS CORPOS CAÍRAM. Números 14:29,35 - Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes. Eu, o Senhor, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto se consumirão, e aí falecerão. O escritor continua alertando os hebreus sobre a realidade.

NO DESERTO. Tem vários lugares a que se refere o deserto onde os filhos de Israel tiveram que peregrinar e serem provados. Tem o deserto de Refidim, o deserto de Horebe, e os desertos de Massá e Meribá. Os desertos de Massá e Meribá estão relacionados diretamente aos fatos narrados pelo escritor, como sendo os locais em que os filhos rebeldes de Israel tentaram a Deus e ao mesmo tempo o provocaram a ira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário